O que pensa Eduardo Leite sobre o desenvolvimento na Serra - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201829/09/2018 | 07h00Atualizada em 29/09/2018 | 07h00

O que pensa Eduardo Leite sobre o desenvolvimento na Serra

Candidato do PSDB ao Piratini responde a 8 demandas do Pioneiro

O que pensa Eduardo Leite sobre o desenvolvimento na Serra Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

No dia 19 de setembro, o Pioneiro publicou a terceira reportagem da série A Serra Precisa, com as principais demandas regionais para os candidatos a governador. O terceiro tema foi desenvolvimento.

A partir do contato da reportagem com a realidade regional e o depoimento de fontes protagonistas e especializadas na área, foram listadas 8 demandas da região. Elas foram submetidas aos candidatos a governador, que enviaram ao Pioneiro a visão que têm sobre cada um dos itens e o que pode ser feito, caso eleito.

As outras quatro reportagens da série A Serra Precisa abordam os temas Educação, Saúde, Segurança e Infraestrutura.

Confira o que pensa o candidato Eduardo Leite (PSDB):

1. Fortalecimento e criação de parques tecnológicos
"Os aproximadamente 20 parques tecnológicos e 30 incubadoras do RS são ferramentas fundamentais de incentivo à inovação contínua e para fomentar a competitividade das empresas. Materializar o conhecimento inovador da academia e ICTs em produtos de tecnologia é transformar o que temos de maior valor, o conhecimento, em desenvolvimento do Estado."

2. Criação de APLs intensivos em tecnologia e em segmentos tradicionais
"O governo estadual não tem sido eficiente e cumprido o seu papel de avaliar as demandas e potenciais desses ambientes. Iremos fortalecer a gestão destes ambientes em programas específicos, com comitê ou outro modelo de órgão estadual em que estará representada a Anprotec, Fiergs e as principais entidades líderes no Estado."

3. Criação de APLs em segmentos tradicionais e fortalecimento de APLs já existentes
"Prevemos a criação de um mecanismo estadual, uma lei de incentivo, como já ocorre em outras áreas, com redução de impostos e contrapartida de empresa, ou um fundo específico que crie um modelo economicamente mais  sustentável, perene e eficiente para fomentar a pesquisa básica e aplicada e o abrigo de pesquisadores e empresas nos Parques e APLs."

4. Linhas de financiamento para micro e pequena empresa
"Vamos estimular o perfil empreendedor do gaúcho e para isso precisamos dar suporte às novas iniciativas e aos pequenos empreendedores. Pretendemos que o Banrisul disponibilize novas linhas de crédito que permitam o acesso da micro e pequena empresa a recursos para iniciar ou ampliar negócios e para capital de giro."

5. Criação e fortalecimento de agroindústrias
"O Rio Grande do Sul é o que é hoje graças a sua produção rural. Em nosso governo estimularemos tanto o fortalecimento e ampliação da agroindústria que, além de o segmento ser uma reconhecida e tradicional âncora da economia gaúcha é uma das nossas oportunidades mais seguras e rápidas da retomada do desenvolvimento."

6. Incentivo à agricultura familiar
"Nós iremos desenvolver programas que facilitarão a vida de quem mora no campo e oferecer ao jovem a oportunidade de seguir os negócios da família e fixar-se ao meio rural, com a ampliação da rede de energia trifásica, acesso à internet rápida e linhas de financiamento ao pequeno produtor."

7. Fortalecimento e diversificação da matriz turística
"Nós queremos mais Serra no universo turístico gaúcho, isto é: vamos proporcionar mecanismos de infraestrutura e financeiros para que outras regiões se tornem polos turísticos no modelo da Serra gaúcha e iremos certamente fortalecer da mesma forma o nosso polo tradicional para que ele continue um exemplo a ser seguido."

8. Programa de modernização
"O Rio Grande do Sul não pode mais ficar parado no tempo. Precisamos modernizar o Estado em todos os segmentos, desde a infraestrutura até a máquina estatal. Pretendemos investir na disseminação tecnológica e no conhecimento científico, proporcionar que os grandes talentos permaneçam aqui e ajudem a consolidar por completo a marca de um sistema tecnológico gaúcho."

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros