Mirante: dia é de anúncio da substituição de Lula - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201811/09/2018 | 06h37Atualizada em 11/09/2018 | 13h30

Mirante: dia é de anúncio da substituição de Lula

Prazo termina nesta terça-feira, mas PT ingressou com recurso no STF

Mirante: dia é de anúncio da substituição de Lula NELSON ALMEIDA/AFP
Haddad visitou Lula em Curitiba nesta segunda-feira e deve ser o candidato do PT Foto: NELSON ALMEIDA / AFP

O prazo para a substituição do ex-presidente Lula (PT) como o candidato ao Planalto termina nesta terça-feira, porém, como tudo que envolve o PT e a coligação O Povo Feliz de Novo (formada ainda por PCdoB e PROS), este encaminhamento vem cercado de estratégias. 

Leia mais
Mirante: "Lula é Haddad", diz jingle do PT após decisões do TSE sobre propaganda eleitoral
Mirante: inelegível, Lula segue ditando as regras no PT

A última foi a de tentar prorrogar o prazo para o dia 17, limite do calendário eleitoral, como forma de possibilitar ao ex-presidente, preso por corrupção e lavagem de dinheiro e inelegível pela Lei da Ficha Limpa, mais tempo de exposição, segurando os eleitores da esquerda. Paralelamente, o candidato Jair Bolsonaro (PSL), que lidera as pesquisas sem Lula, tem galgado mais projeção diante do atentado sofrido na semana passada.

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Rosa Webber, negou um pedido de prorrogação. Os advogados de Lula recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF). 

O ministro do TSE, Luís Roberto Barroso, por sua vez, advertiu o PT de que as propagandas da coligação para a presidência no rádio e na TV poderão ser suspensas se continuarem manifestações de apoio à candidatura de Lula, que se refletem em claro desafio à Justiça.

Na segunda-feira, o vice na chapa, Fernando Haddad, que será o substituto, esteve com Lula na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Mas o suspense foi mantido.  

À noite, em São Paulo, foi lida uma carta de Lula à militância em que ele diz:

"Minha voz é a voz de Fernando Haddad e de todos os companheiros em nossa jornada destemida para resgatar a dignidade nacional em todos os rincões do país".

Leia também
Pesquisa da Datafolha aponta Bolsonaro com 24%; Ciro, 13%; Marina e Alckmin, 11%
Fundo partidário chega a candidatos a deputado de Caxias
Tá na Web: Em vídeos no Twitter, Temer ataca Alckmin
Conheça as propostas de Ciro Gomes, candidato a presidente pelo PDT  

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros