Ibope: Bolsonaro tem 26% e segundo lugar tem quatro candidatos empatados - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201811/09/2018 | 20h08Atualizada em 11/09/2018 | 20h15

Ibope: Bolsonaro tem 26% e segundo lugar tem quatro candidatos empatados

A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de setembro

Ibope: Bolsonaro tem 26% e segundo lugar tem quatro candidatos empatados Arte Pioneiro/
Foto: Arte Pioneiro
Agência Brasil
Agência Brasil

O Instituto Ibope divulgou nesta terça-feira nova pesquisa de intenção de votos para os candidatos a presidente. De acordo com a pesquisa, Jair Bolsonaro (PSL) tem 26% das intenções de voto. Na sequência, há quatro candidatos tecnicamente empatados disputando o segundo lugar: Ciro Gomes (PDT) com 11%; Marina Silva (Rede), 9%; Geraldo Alckmin (PSDB), 9%; e Fernando Haddad (PT), 8%.

Leia mais
Pesquisa da Datafolha aponta Bolsonaro com 24%; Ciro, 13%; Marina e Alckmin, 11%

Após esse grupo, seguem tecnicamente empatados com 3% das intenções de voto: Alvaro Dias (Podemos); João Amoêdo (Novo); e Henrique Meirelles (MDB). Vera Lúcia (PSTU) e Cabo Daciolo (Patriota) foram indicados por 1% dos eleitores. 

Segundo o Ibope, Guilherme Boulos (PSOL), João Goulart Filho (PPL) e Eymael (DC) não pontuaram. O percentual de votos em branco ou nulos é de 19%. Sete por cento dos entrevistados não sabem ou não quiseram responder.

Entre as duas pesquisas Álvaro Dias e João Amoêdo mantiveram 3% das intenções de voto, e Henrique Meirelles oscilou de 2% para 3%. A proporção de votos nulos ou em branco caiu de 21% para 19%. O percentual de quem não sabe ou não quis declarar a intenção de voto manteve-se em 7%.

A pesquisa tem margem de confiança de 95%. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos de cada resultado apurado.

A pesquisa foi feita entre 8 e 10 de setembro, dois dias após o ataque a faca contra Jair Bolsonaro em Juiz de Fora (MG). Foram ouvidos 2.002 eleitores. Não foi informado o número de municípios. Conforme registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa é iniciativa do próprio Ibope Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda e tem o número BR-05221/2018.

Comparação

Os resultados obtidos pela pesquisa foram comparados com os dados colhidos no levantamento realizado entre 1º e 3 de setembro pelo Ibope. Na comparação, Bolsonaro oscilou de 22% para 26%. Ciro Gomes caiu de 12% para 11% e Marina de 12% para 9%. Geraldo Alckmin manteve-se com 9% das intenções de voto e Fernando Haddad subiu de 6% para 8%.

Entre as duas pesquisas, Álvaro Dias e João Amoêdo mantiveram 3% das intenções de voto, e Henrique Meirelles oscilou de 2% para 3%. A proporção de votos nulos ou em branco caiu de 21% para 19%. Vera Lúcia manteve 1% das intenções de voto nas duas pesquisa. Cabo Daciolo subiu de 0% para 1%. Já Guilherme Boulos e João Goulart Filho passaram de 1% para sem pontuar. Eymael não pontuou nas duas pesquisas.

O percentual de quem não sabe ou não quis declarar a intenção de voto manteve-se em 7%.

Segundo turno

Nas simulações de segundo turno, Bolsonaro teria 37% em uma disputa com Ciro, que alcançaria 40%, o que configura empate técnico considerada a margem de erro. Bolsonaro também empataria com Alckmin: 38% para o tucano e 37% para o militar da reserva. Com Marina, ficaria em 38% a 38%. Contra Haddad, Bolsonaro teria 40% e o petista, 36%, o que também configura empate técnico. 

Leia também
STF rejeita denúncia de racismo contra Jair Bolsonaro
PT indica Haddad no lugar de Lula na disputa presidencial
Conheça as propostas de Geraldo Alckmin, candidato a presidente pelo PSDB

candidato a presidente pelo PSDB

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros