Alunos de escola de Caxias estudam para saber em quem vão votar - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201829/09/2018 | 14h45Atualizada em 29/09/2018 | 14h45

Alunos de escola de Caxias estudam para saber em quem vão votar

Projeto envolve alunos do Ensino Médio da Escola Estadual São Caetano

Alunos de escola de Caxias estudam para saber em quem vão votar Diogo Sallaberry/Agencia RBS
Lorhana Argenta, 16, pesquisou sobre Ciro Gomes (PDT); Gianluca Becker, 19, sobre José Ivo Sartori (MDB) Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Como escolher um candidato? Conhecer vida e obra e analisar propostas é um bom começo. E é isso que estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual São Caetano, em Caxias do Sul, estão fazendo desde a metade do mês de agosto. Nas aulas de História, Sociologia e Filosofia, as turmas do segundo e terceiro anos pesquisam sobre os nomes que se apresentam nesta eleição ao Governo do Estado e à Presidência da República e procuram identificar propostas que atendam às necessidades dos jovens. 

O projeto, desenvolvido pelas professoras Alessandra Lazzari, de História e Sociologia, e Tenisa Zanoto Boeira, de Sociologia e Filosofia, foi dividido em duas partes: na primeira, falaram sobre a organização do Estado e as diferentes teorias políticas. Na segunda, que ainda está em execução, os alunos estão lendo sobre a história e o plano de governo de um candidato. 

Além de propostas para a juventude, eles avaliam o que há para economia, esporte, cultura, trabalho, educação, saúde, segurança e direitos humanos. A atividade é realizada individualmente ou em dupla. 

O ponto alto será na próxima semana, com a apresentação dos trabalhos. Lorhana Argenta, 16 anos, pesquisou sobre o candidato do PDT a presidente, Ciro Gomes. Embora tenha mergulhado no presidenciável, não sabe se votará nele. A adolescente, que irá votar no dia 7, mesmo sendo facultativo o exercício do voto em sua faixa etária, não decidiu nenhum dos seis votos a que tem direito. 

Ela espera que o encerramento da atividade a auxilie na decisão. Mesmo ainda sem saber em quem irá votar, uma certeza ela já teve com o trabalho.  

— Tira essa visão de extremos — diz a aluna do segundo ano. 

Para o colega Gianluca Becker, 19, o candidato em análise é José Ivo Sartori (MDB), que concorre à reeleição ao Governo do Estado. Por ser o atual governador, ficou mais fácil ter informações sobre ele. 

Com o trabalho, o jovem diz ter reafirmado algumas convicções e passou a perceber que há muita desinformação entre as pessoas:

— É um trabalho informativo, vamos aprendendo. 

Uma nova percepção

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 26/09/2018. Professoras Tenisa Zanotto Boeira e Alessandra Lazzari desenvolvem projeto sobre eleições com alunos da escola estadual São Caetano. (Diogo Sallaberry/Agência RBS)
Foto: Diogo Sallaberry / Agencia RBS

Para realizar a atividade, a internet tem sido fundamental, tanto em casa quanto em sala de aula. Celular durante as aulas é liberado para acesso a sites como o do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A pesquisa em sites oficiais e confiáveis foi uma das dicas das professoras. 

Apesar do pouco tempo de projeto, Tenisa conta que já é possível ver algumas mudanças na percepção dos alunos. Duvidar de informações que circulam em redes sociais foi uma delas. 

– No começo, eles acreditavam em fake news. Mas começaram a perceber que precisavam procurar em fontes confiáveis – diz. 

Com a atividade, que vale como avaliação das disciplinas, as professoras esperam que os estudantes consigam mais do que ponto para serem aprovados no final do ano. 

– A intenção é dar instrumentos para que eles possam compreender a sociedade e fazer suas escolhas – deseja Alessandra. 

Leia também
O que os candidatos ao governo do RS pensam sobre o desenvolvimento na Serra
A pouco mais de uma semana das eleições, urnas eletrônicas passam por auditoria em Caxias do Sul
Para melhorar infraestrutura e logística da Serra, futuro governo do RS precisa investir em rodovias


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros