A pouco mais de uma semana das eleições, urnas eletrônicas passam por auditoria em Caxias do Sul - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Teste público28/09/2018 | 13h57Atualizada em 28/09/2018 | 13h57

A pouco mais de uma semana das eleições, urnas eletrônicas passam por auditoria em Caxias do Sul

Votos são digitados de forma aberta nos equipamentos e em seguida conferidos com os registros do sistema

A pouco mais de uma semana das eleições, urnas eletrônicas passam por auditoria em Caxias do Sul André Fiedler/Agência RBS
Teste ocorreu na manhã desta sexta-feira (28) no cartório eleitoral Foto: André Fiedler / Agência RBS

Faltando nove dias para as eleições, as urnas eletrônicas de Caxias do Sul passaram por auditoria na manhã desta sexta-feira (28). O procedimento, aberto ao público, ocorreu no cartório eleitoral.

O teste é realizado em três urnas, uma de cada zona eleitoral da cidade (16, 169 e 136), escolhidas por sorteio. Os equipamentos, que já contam com os dados de eleitores e candidatos, são abertos e recebem um pendrive que ativa um software responsável por verificar a integridade do sistema. Ao fim do procedimento, a urna imprime um relatório com os códigos dos arquivos utilizados pelo programa. Os dados ficam à disposição para conferência.

Na etapa seguinte, pelo menos 30 votos são digitados em cada equipamento. Os números reais dos candidatos são anotados em colas e a votação é registrada em vídeo. Em seguida, é impresso o boletim de urna, que apresenta os votos computados pelo sistema. Os dados são conferidos com os números anotados nas colas para garantir que os votos estão corretos. Após a verificação, as urnas são zeradas e lacradas novamente para serem utilizadas no dia 7 de outubro. Segundo o chefe de cartório da zona eleitoral 169, todos os votos digitados conferiram com o registro das urnas.

A auditoria pré-eleição ocorre em todos os cartórios eleitorais e testes semelhantes também serão realizados no dia da votação, quando o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) vai sortear 12 urnas no Estado. Quatro serão levadas para Porto Alegre e substituídas por urnas reservas. Na sede do tribunal elas serão utilizadas na votação paralela, em que os votos também são digitados de forma aberta para conferência. As outras oito passarão por verificação de integridade do sistema na própria sessão.

As 1.088 urnas utilizadas nas eleições em Caxias começarão a ser distribuídas no dia anterior à eleição, às 9h.

Urnas sorteadas para verificação
:: Zona eleitoral 169: seção 159 - Escola Américo Ribeiro Mendes
:: Zona eleitoral 136: seção 502 - Escola Matteo Gianella
:: Zona eleitoral 16: seção 314 - Casa da Cultura

Leia também
"Estaremos juntos no segundo turno", diz Haddad em Caxias do Sul sobre PDT
Para melhorar infraestrutura e logística da Serra, futuro governo do RS precisa investir em rodovias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros