Comissão afirma que Estela da Silva é a presidente da União de Estudantes de Caxias - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Polêmica em eleição estudantil29/08/2018 | 15h11Atualizada em 29/08/2018 | 19h07

Comissão afirma que Estela da Silva é a presidente da União de Estudantes de Caxias

Jovem assumirá o cargo em solenidade na Câmara de Vereadores. Outro candidato, porém, garante ter sido ele o eleito para o cargo

Comissão afirma que Estela da Silva é a presidente da União de Estudantes de Caxias Arquivo pessoal/divulgação
Estela é aluna do Instituto Cristóvão de Mendoza Foto: Arquivo pessoal / divulgação

Diferentemente do que o estudante Eduardo Matias, 17 anos, está divulgando na imprensa, em redes sociais e nas escolas, ele não é o presidente eleito da União Caxiense de Estudantes Secundaristas (UCES). A informação é da comissão eleitoral que acompanhou a eleição para a nova gestão da UCES na sexta-feira passada, dia 24. 

Segundo a presidente da comissão, Júlia Carolina da Silva Ferreira, a nova presidente da UCES é a estudante Estela Balardin da Silva, 18, representante da Chapa 2 - Enfrente. A jovem cursa o magistério no Instituto Cristóvão de Mendoza. Estela assumirá o cargo em solenidade na noite desta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul.

Segundo a comissão eleitoral, a chapa de Estela recebeu 1.199 votos. A chapa 3 - Para Mudar, encabeçada por Eduardo, ficou em segundo lugar, com 1.161 votos. A chapa 1 - Interagir, por sua vez, ganhou 454 votos. O escrutínio foi acompanhado por representantes das três chapas e uma das urnas foi impugnada, segundo Júlia, porque o mesário que fez a abertura dos votos e a contagem era integrante da chapa 1, o que fere o estatuto da eleição.

— O candidato (Eduardo) não aceitou o resultado da eleição e se auto-intitulou presidente, inclusive encaminho ofícios para escolas como se fosse o presidente da UCES. Estaremos encaminhando notas para diversos setores informando que a Estela é a nova presidente da entidade — ressalta Júlia, que foi presidente na gestão anterior e tinha Eduardo como vice-presidente.

Na reportagem publicada nesta quarta-feira no site, Eduardo prestou declarações sobre o futuro da educação estadual como sendo o presidente eleito da UCES. Como a informação foi corrigida pela comissão eleitoral, o Pioneiro publica agora a versão da presidente eleita. Como líder eleita da entidade caxiense, Estela tem sugestões para o futuro governador do Rio Grande do Sul:

— Acredito que o próximo governo deve, em primeiro lugar, garantir o pagamento em dia dos salários dos professores e manter o piso salarial de acordo com o nacional. O governo também precisará reformar as escolas e se mostrar empenhado contra o teto de gastos, que limita o investimento em educação e rever a reformar do Ensino Médio. 

CONTRAPONTO

O que diz Eduardo Matias, candidato da Chapa 3:

— Sou o maior interessado em esclarecer a situação. Uma rápida pesquisa e verá que as mensagens recebidas negando a informação de que sou presidente da UCES partem da oposição. O que ocorre é que houve uma tentativa de fraude por parte da chapa 2 e de seus aliados na comissão eleitoral. Felizmente, essa tentativa foi frustrada, pois temos todos os documentos que comprovam a eleição da chapa 3, na qual eu era candidato a presidente. Com essa vitória, sou hoje o presidente eleito da UCES.  Membros da comissão que mencionei falam que não sou. Outros membros da comissão afirmam que sou. Tenho os documentos que comprovam que sou o presidente eleito. Sou legalmente o presidente da UCES.

Quer saber mais sobre a educação estadual? Confira abaixo, reportagens da série A Serra precisa, que aponta propostas para qualificar a rede estadual na região:

Diminuir as diferenças entre escolas da rede estadual é dever do próximo governo do Estado

Saiba por que a metodologia da Escola São Rafael, de Flores da Cunha, deveria ser regra na Serra

 Abaixo, vídeo do cotidiano da Escola Assis Mariani, em Caxias do Sul 

 Abaixo, vídeo do cotidiano da Escola São Rafael, em Flores da Cunha 

Confira as sugestões para a alavancar a educação estadual na Serra a partir de educadores, estudantes e especialistas para a educação estadual na Serra:

 Confira as sugestões para a alavancar a educação estadual na Serra a partir de educadores, estudantes e especialistas para a educação estadual na Serra:


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros