CIC de Caxias pretende ouvir pelo menos quatro candidatos ao Planalto  - Notícias de Eleições - Política: deputados, prefeitos e mais - Pioneiro
 

Eleições 201818/08/2018 | 10h00Atualizada em 22/08/2018 | 10h56

CIC de Caxias pretende ouvir pelo menos quatro candidatos ao Planalto 

Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede) foram os escolhidos por serem os melhores colocados nas pesquisas

CIC de Caxias pretende ouvir pelo menos quatro candidatos ao Planalto  Arte Pioneiro/
Foto: Arte Pioneiro

O período de apenas 52 dias de campanha e os poucos recursos financeiros podem deixar Caxias do  Sul de fora da rota dos principais candidatos a presidente. Apesar das dificuldades, a Câmara da Indústria, Comércio e Serviços (CIC) tem interesse em ouvir pelo menos quatro candidatos – Ciro Gomes (PDT), Geraldo Alckmin (PSDB), Jair Bolsonaro (PSL) e Marina Silva (Rede), que já recebeu o convite oficial. A entidade ainda está em tratativas com os representantes dos outros três partidos. A vinda ocorrerá conforme a disponibilidade de cada um. A CIC optou por convidar os quatro melhores colocados nas pesquisas.

Enquanto não há confirmação, os partidos estão estruturando com dificuldades os comitês para receberem candidatos, simpatizantes e distribuírem os materiais  de campanha.

Leia mais
Tá na Web: 24 horas ao vivo no Facebook
Mirante: candidato ao governo do Estado ficará 24 horas na internet para detalhar plano de governo
Prefeitura de Caxias não irá voltar atrás sobre decreto que estabelece único local para comícios

As principais candidaturas à Presidência terão palanque na cidade. O PDT caxiense, liderado pelo ex-prefeito de Caxias e candidato a deputado federal, Alceu Barbosa Velho, diz que está intermediando a vinda de Ciro Gomes. Já o candidato ao Piratini, Jairo Jorge (PDT), deverá participar segunda-feira, às 19h, do lançamento do comitê de Alceu e do candidato a deputado estadual Vinicius Ribeiro. 

O MDB, conduzido pelo vereador Paulo Périco, diz que ainda não tem a agenda do candidato ao Planalto, Henrique Meirelles. Já o candidato à reeleição, José Ivo Sartori, fará o lançamento oficial da campanha no Estado na próxima sexta-feira, dia 25, no salão da Paróquia Santa Catarina, às 19h, em Caxias.

Geraldo Alckmin, candidato a presidente pelo PSDB, também tem palanque garantido na cidade. Está prevista à vinda do tucano ao Estado nos dias 28 e 29 de agosto. A CIC gostaria de trazê-lo para a reunião-almoço do dia 29. Mas o presidente em exercício do PSDB, Ozório Rocha, diz que não tem ainda a previsão da vinda de Alckmin e do candidato ao governo, Eduardo Leite, a Caxias do Sul.

O PT caxiense terá um comitê para defender a candidatura de Lula. Preso em Curitiba, ele dificilmente fará campanha. O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, candidato a vice, deverá ser alçado no lugar de Lula. A presidente do PT municipal, Ana Corso, também diz que não há previsão de Haddad vir a Caxias. Já o candidato petista ao governo, Miguel Rossetto, será o primeiro a participar de atividade na cidade: será neste sábado, às 19h, no lançamento da candidatura de Pepe Vargas à Assembleia.

Sem palanque no Estado

Com a sigla dividida na cidade, a Rede, de Marina Silva, terá dois palanques em Caxias: o liderado pelo porta-voz municipal, Vitor Hugo Gomes, e o do representante da Juventude, Vinicius Passarela. O convite da CIC a Marina está nas mãos da coordenação nacional da campanha.

A campanha de Marina não tem oficialmente o apoio de nenhum candidato a governador. A Executiva Estadual definiu apoio a Eduardo Leite (PSDB), cujo palanque é de Alckmin.

O candidato do PSL, Jair Bolsonaro, também ficou sem palanque com a desistência de Luiz Carlos Heinze de concorrer ao Piratini pelo PP. A agenda de Bolsonaro prevê visita à Expointer nos dias 29 e 30 de agosto. Daniel dos Santos, da Executiva Municipal, encaminhou a solicitação da CIC ao coordenador da campanha de Bolsonaro no Estado, Onyx Lorenzoni. O presidente do partido em Caxias, Sandro Fantinel, é menos otimista e diz que não tem nenhuma previsão de Bolsonaro vir a cidade.

Comitês na cidade
:: Ciro Gomes e Jairo Jorge (PDT): inauguração na segunda-feira, 20, às 19h. Rua Ernesto Alves, 1.475, no Centro.
:: Henrique Meirelles e José Ivo Sartori (MDB): Rua Vinte de  Setembro, 1.426, em Lourdes.
:: Geraldo Alckmin e Eduardo Leite (PSDB): o partido está buscando um local.
:: Lula ou Fernando Haddad e Miguel Rossetto (PT): o partido vai alugar uma sede que será também o comitê.
:: Marina Silva (Rede): inauguração neste sábado, às 15h. Rua Bento Gonçalves, 1.770, no Centro.
:: Jair Bolsonaro (PSL): inauguração da Executiva Municipal e comitê dia 23 de agosto, às  19h30min. Avenida Júlio de Castilhos, 1.095, sala 2, no Centro.

Em Caxias:
:: Miguel Rossetto (PT): lançamento da candidatura de Pepe Vargas à Assembleia, neste sábado, às 19h.
:: Jairo Jorge (PDT): lançamento do comitê do candidatos a deputado federal Alceu Barbosa Velho e a a deputado estadual Vinicius Ribeiro na segunda, às 19h.
:: José Ivo Sartori (MDB): lançamento oficial da campanha no RS dia 25, sexta-feira, no salão da Paróquia Santa Catarina, às 19h.

Leia também
Tribunal de Justiça rejeita queixa-crime contra o prefeito de Caxias
Iotti: cada comício "nesse" quadrado!


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros