Registros de ocorrências pela internet crescem 150% em Caxias do Sul durante a pandemia - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Delegacia Online02/07/2020 | 15h41Atualizada em 02/07/2020 | 15h41

Registros de ocorrências pela internet crescem 150% em Caxias do Sul durante a pandemia

Ferramenta foi ampliada para evitar aglomerações em delegacias na prevenção do coronavírus

Registros de ocorrências pela internet crescem 150% em Caxias do Sul durante a pandemia Marco Favero/Agencia RBS
Crimes, que antes tinham de ser registrados presencialmente, passaram a ser atendidos pela internet Foto: Marco Favero / Agencia RBS

Os boletins de ocorrência feitos pela Delegacia Online cresceram 150% em Caxias do Sul durante este período de pandemia do coronavírus. Os registros passaram de 451 em fevereiro para 1.129 em maio. Já os relatos de crimes de forma presencial na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento (DPPA) caíram 13% no mesmo período — de 2.288 para 1.988. O aumento nos registros pela internet era esperado, pois no dia 20 de março a Polícia Civil ampliou as possibilidades de relatos de crimes na Delegacia Online. A orientação é que as pessoas evitem aglomerações nas delegacias.

Leia mais
Polícia Civil amplia possibilidade de registros pela internet para evitar aglomeração em delegacias
Para evitar aglomeração, Polícia Civil pede que comunidade utilize a delegacia online

A Polícia Civil salienta que os registros feitos pelo site da Delegacia Online têm a mesma validade e prazos de execução que um boletim de ocorrência feito em uma delegacia. A vantagem é que pode ser feito de qualquer lugar. Criado para ser intuitivo e explicativo, o site conta com mais de 20 opções de registros, como perda de documento, ameaças, estelionato e acidente de trânsito sem feridos. Durante a pandemia, ainda foi incluído um "registro geral" para que o cidadão possa relatar qualquer situação que não esteja prevista nos ícones anteriores. 

O delegado Vitor Carnaúba, da DPPA de Caxias, aponta que todas as ocorrências são remetidas para investigação sem precisar, necessariamente, ser feito contato com o denunciante. Após registrar online, o cidadão recebe um e-mail para verificar para onde foi encaminhado o boletim de ocorrência e os contatos para mais informações.

— Há uma análise feita em Porto Alegre (pela equipe da Delegacia Online) e logo é feito o encaminhamento para o órgão competente. Normalmente, em dois dias estará para investigação. Se for necessário mais alguma informação, a delegacia local faz o contato. Por isso, é importante informar os dados no registro. Até pelo grande volume, os policiais não entram em contato com todos. Mas, a qualquer momento pode vir até a delegacia para verificar o andamento e prestar mais informações — explica Carnaúba.

Entre ocorrências online e registros na DPPA, a Polícia Civil contabiliza mais de 16,4 mil ocorrências em Caxias do Sul. Pela disponibilidade na internet e os riscos de contágio de coronavírus, os policiais estão aconselhando que as pessoas não fiquem aguardando em delegacias. Nestes quatro meses de pandemia, o delegado afirma que as medidas foram compreendidas pela comunidade e as aglomerações estão sendo evitadas.

De forma presencial, a preferência é que sejam registrados apenas aqueles crimes que demandem uma intervenção policial imediata, como casos de homicídio, estupro e violência doméstica.

Boletins de ocorrência em Caxias do Sul

Pela Delegacia Online:
Janeiro: 385
Fevereiro: 451
Março: 659
Abril: 979
Maio: 1.129
Junho*: 879
Total: 4.482

*até 23 de junho

Na DPPA**:
Janeiro: 2.549
Fevereiro: 2.288
Março: 1.929
Abril: 1.515
Maio: 1.988
Junho*: 1.664
Total: 11.933

*até dia 29 de junho
**registros na delegacia e também os feitos e encaminhados pela BM.

Leia também
Casal é flagrado com 300 quilos de maconha em porta-malas de carro, em Farroupilha
Assassino confesso de avó e neta em São Marcos é espancado em cadeia de Caxias do Sul
Antena capaz de levar internet a 75% da população brasileira deve ser ativada nos próximos meses em Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros