Polícia Civil de Caxias do Sul desarticula grupo que trazia drogas de Santa Catarina - Polícia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Operação Nirvana20/07/2020 | 10h56Atualizada em 20/07/2020 | 12h12

Polícia Civil de Caxias do Sul desarticula grupo que trazia drogas de Santa Catarina

Organização de traficantes trazia drogas de Santa Catarina e distribuía para diversos vendedores

Polícia Civil de Caxias do Sul desarticula grupo que trazia drogas de Santa Catarina Polícia Civil / Divulgação/Divulgação
Operação encontrou uma mala com sete quilos de maconha em imóvel no bairro Jardim das Hortênsias Foto: Polícia Civil / Divulgação / Divulgação

Com três prisões preventivas, a Polícia Civil deflagrou a Operação Nirvana em Caxias do Sul na manhã desta segunda-feira (20). A investigação é em cima de um grupo criminoso que trazia drogas de Santa Catariana e distribuía pela Serra. Foi em um imóvel destes traficantes que, em maio, uma mala com sete quilos de maconha foi apreendida no bairro Jardim das Hortênsias. No total, a operação prendeu quatro suspeitos e procura por outros foragidos.

Leia mais
Denúncia leva a apreensão de mala com sete quilos de maconha em Caxias do Sul

A fase final da operação se iniciou na quinta-feira passada (16). Em cinco dias, a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) cumpriu seis ordens judiciais. Foram realizadas buscas nos bairros Jardim das Hortênsias, Serrano e Petrópolis. Três prisões preventivas foram cumpridas, mas outros investigados não foram encontrados em seus endereços e são considerados foragidos.

O delegado Luciano Righes Pereira afirma que, em dois meses de investigação, foi possível mapear o modelo de atuação do grupo criminoso. Eles traziam as drogas de Santa Catarina e escondiam em imóveis do bairro Jardim das Hortênsias, que servia de base para a quadrilha. De lá, a droga era distribuída para mais de uma cidade da região.

— É uma associação criminosa, a droga era trazida de carro por esse fornecedor que prendemos em flagrante. Os outros atuavam na distribuição na cidade e na venda das mais diversas formas. Já confirmamos a atuação deles em Caxias do Sul e há indícios de atuação em outras cidades. A investigação continua, por isso não divulgamos o número de foragidos. Estamos investigamos também a origem das drogas lá em Santa Catarina.

A Operação Nirvana se desencadeou graças a denúncias anônimas. Foram informações sobre um imóvel, onde foi encontrada a mala com maconha no dia 4 de maio, que permitiu monitorar este grupo de traficantes. Na ocasião, além do entorpecente, foram apreendidos R$ 1,6 mil e uma balança de precisão. Ninguém estava na residência no momento da ação policial.

Já no dia 14 de maio, os investigadores contaram com o apoio da Polícia Rodoviária Federal e da Brigada Militar para perseguir um motorista da quadrilha. A prisão aconteceu em Arroio do Sal. Ele foi preso em flagrante com meio quilo de maconha e uma pistola.

A partir destas duas ações policiais, os investigadores perceberam que a quadrilha reduziu suas movimentações. Com os mandados judiciais, foram realizadas as prisões dos demais membros do grupo.

Quem tiver informações sobre tráfico de drogas em Caxias do Sul ou na região pode denunciar diretamente à Draco pelo WhatsApp número (54) 9 8432-9312.

Leia também
Polícia de Flores da Cunha prende acusado de provocar incêndio que matou mulher
"Não adianta a gente fechar estabelecimentos, se pessoal não colabora", lamenta diretor de secretaria após flagrante de festa clandestina
Pesquisa revela como as empresas familiares têm enfrentado a crise





 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros