Polícia Civil lança cartilha para alertar população contra golpes na internet - Polícia - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Segurança19/06/2020 | 11h29Atualizada em 19/06/2020 | 11h29

Polícia Civil lança cartilha para alertar população contra golpes na internet

Saiba como se proteger e como acessar o documento

Polícia Civil lança cartilha para alertar população contra golpes na internet Porthus Junior/Agencia RBS
Conforme a Secretaria Estadual de Segurança Pública, 1.001 estelionatos foram registrados em Caxias de janeiro a maio deste ano Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

Se por um lado a pandemia mostra exemplos de quem tem conseguido investir e se reinventar, por outro ela revela um lado um pouco mais delicado da questão: há quem veja na fragilidade do momento uma oportunidade de se aproveitar — de maneira criminosa. Com o objetivo de ajudar a população a identificar golpes na internet, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul lançou uma cartilha nesta quinta-feira (18). O material, com dicas, elenca as principais estratégias usadas pelos criminosos. Ele pode ser acessado na íntegra neste link.

Além da armadilha que envolve o auxílio emergencial, a cartilha fornece informações sobre os golpes das compras online, do WhatsApp ou cartão de crédito clonados, do falso sequestro e do bilhete premiado. Outra prática que tem aparecido bastante é a extorsão por meio de chantagem e troca de fotos íntimas. Ao todo, são 15 golpes trazidos pelo documento, que explica sobre o funcionamento deles e orienta como se proteger e como denunciar.

Leia mais
Saiba como criminosos exploram o aspecto emocional das vítimas para aplicar golpes e extorsões 

Conforme dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, 1.001 estelionatos foram registrados em Caxias do Sul de janeiro a maio deste ano. Em nível nacional, um golpe via WhatsApp que prometia uma quantia de R$ 1.045 por meio do FGTS recebeu mais de 90 mil cliques desde o dia 7 de maio, segundo um estudo da empresa de segurança na internet PSafe. Ao final de abril, a mesma empresa divulgou uma pesquisa onde detectou mais de 250 aplicativos falsos e 125 páginas maliciosas que usam o coronavírus para oferecer falsos benefícios. Até o fim de abril, mais de 7 milhões de brasileiros acessaram páginas de golpes que usam o auxílio emergencial do governo como tema.

Embora  seja o indicador criminal que mais cresce no Estado, o estelionato passou a ser menos investigado este ano. A constatação é um efeito da mudança legislativa, que tornou necessária a formalização do desejo da vítima para que o autor seja investigado, processado e preso.  

Leia mais
Golpistas usam o coronavírus para enganar vítimas
Após mudança na lei, vítimas de golpes precisam autorizar investigações
Para evitar que novas vítimas caiam em golpes, MP e polícia criam cartilha contra estelionatos em Caxias

Confira as dicas da Polícia Civil:

1. Não forneça seus dados pessoais (como nome completo, CPF, RG, endereço, número da conta bancária e senha) para estranhos, em ligações telefônicas, mensagens SMS ou WhatsApp;

2. Desconfie sempre de ofertas de produtos com preços abaixo dos praticados em mercado;

3. Não converse com estranhos na rua, tão pouco aceite propostas que pareçam ser muito boas e que lhe trariam alguma espécie de “vantagem”;

4. Saiba que a aparência engana! Estelionatários falam bem, estão normalmente bem vestidos e facilmente persuadem as vítimas. Tome estes cuidados para não se tornar uma.

5. Não troque fotos nem vídeos íntimos pela internet/rede social. Lembre-se: pedofilia é crime.

6. Em caso de dúvida, procure sempre alguém de sua confiança e peça ajuda.

7. Se você sabe de alguém que pode estar praticando algum destes golpes, denuncie pelo 197, WhatsApp da Polícia Civil (51)98444-0606 ou procure a Delegacia de Polícia mais próxima.

8. Caso você tenha sido vítima de algum destes golpes, procure a Polícia Civil. Em tempos de pandemia, você pode registrar a ocorrência pela Delegacia Online: www.delegaciaonline.rs.gov.br.

Leia também
Preso homem que matou a ex na frente da casa do pai dela, em Vacaria
Entenda como funciona a definição das bandeiras do Distanciamento Controlado
UBS's de Caxias do Sul abrem neste sábado para vacinação contra a gripe 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros