Dono de bar com coronavírus é autuado por atender clientes em Carlos Barbosa - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Pandemia05/06/2020 | 17h29Atualizada em 05/06/2020 | 17h29

Dono de bar com coronavírus é autuado por atender clientes em Carlos Barbosa

Pelo risco de disseminar a covid-19, comerciante pode ser condenado até 12 meses de detenção

Diagnosticado com covid-19, um dono de bar foi flagrado atendendo clientes em Carlos Barbosa. O comerciante descumpriu duas medidas de prevenção: o decreto municipal, que veta o funcionamento de bares, e a quarentena determinada pelo médico, o que acarretou em autuação conforme o artigo 268 do Código Penal, por infringir determinação destinada a impedir doença contagiosa. A pena prevista é de um a 12 meses de detenção, além de multa. O estabelecimento foi fechado e a prefeitura realiza novos testes com moradores do bairro Arcoverde.

Leia mais
Carlos Barbosa confirma terceira morte causada por complicações do coronavírus
Em Caxias do Sul, mais da metade dos casos confirmados de Covid-19 são de pessoas entre 30 e 49 anos

A fiscalização aconteceu na manhã de quinta-feira (4), após denúncias sobre o bar. O comerciante, que não teve a identidade divulgada, havia testado positivo para coronavírus no dia anterior. No entanto, ele já havia sido orientado a ficar em quarentena diante da suspeita de contaminação, no início da semana.

— Ele argumentou que não tinha sido orientado, o que sabemos que não é verdade, e que não estava sentindo nada. Explicamos novamente sobre o risco de contágio. Mas, já tínhamos várias denúncias de que ele estava burlando a lei. O local tem um conjugado no fundo, onde as pessoas entravam para comprar comida e bebida — aponta o secretário de Segurança e Trânsito, Grandemelo Rodrigues dos Santos.

O comerciante recebeu uma multa administrativa pela Fiscalização Municipal, pelo bar estar aberto, e assinou um termo circunstanciado na Brigada Militar (BM) pelo risco de disseminar o vírus. Segundo Santos, a mulher do comerciante e um cliente também testaram positivo para a covid-19. Nesta sexta-feira (5), outros testes foram realizados com moradores próximos ao bar.

— Estamos atentos ao estabelecimento e fazendo diversos testes pelo bairro. Em Carlos Barbosa, este tipo de bar vira um ponto de encontro para amigos, principalmente idosos, que conversam, jogam cartas, dominó, entre outros. Basicamente, este pessoal que é do grupo de risco — aponta o secretário.

Conforme a Secretaria Estadual de Saúde (SES), Carlos Barbosa é o 13º município com mais casos confirmados de coronavírus no Rio Grande do Sul. São 188 pacientes e três mortes registradas.

Leia também
Hotéis da Serra gaúcha buscam retomada gradativa em meio às restrições da pandemia
Ataque no Mariani é o terceiro duplo homicídio em duas semanas, em Caxias do Sul
"Se você pudesse escolher, seria negro?", provoca a produtora cultural


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros