Após crimes em maio, Guarda Municipal ampliará patrulha em postos de saúde de Caxias do Sul - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Reforço01/06/2020 | 16h48Atualizada em 01/06/2020 | 16h48

Após crimes em maio, Guarda Municipal ampliará patrulha em postos de saúde de Caxias do Sul

Uma cartilha de orientações também foi distribuída às equipes das UBS

Após crimes em maio, Guarda Municipal ampliará patrulha em postos de saúde de Caxias do Sul Secretaria de Segurança/Divulgação
Guarda foram orientados a conversar com os profissionais de cada UBS Foto: Secretaria de Segurança / Divulgação

Um assalto e dois furtos motivaram um pedido por mais segurança nas Unidades Básicas de Saúdes (UBS) em Caxias do Sul. O encaminhamento foi feito pelo Conselho Municipal de Saúde na sexta-feira (29). O secretário municipal de Segurança, Hernest Larrat Júnior, respondeu que irá ampliar a presença da Guarda Municipal nos postos de saúde. Uma cartilha também foi distribuída aos servidores municipais com orientações de como proceder em situações de delitos ou movimentação de suspeitos.

Esta sequência de crimes aconteceu em maio e gerou um alerta entre médico e funcionários. O mais grave aconteceu com uma médica no bairro Pioneiro, que teve o carro roubado por um homem armado quando deixava a unidade em que trabalha há três meses. Na UBS Tijuca, um ladrão teria conseguido invadir e pegar a bolsa e o celular de uma servidora. Criminosos também levaram o toldo da cobertura de proteção da chuva no bairro São José.

O temor é que o delitos possam ser mais um reflexo da pandemia de coronavírus, como a necessidade de todos usarem máscaras e o aumento do desemprego.

— Pedimos por uma atuação preventiva e permanente. Atualmente, não temos Guarda Municipal presente nas UBSs. O efetivo, segundo alega a Secretaria de Segurança, não é suficiente (para esta cobertura). O ideal seria ter equipes (de guardas fazendo a patrulha) por região, mas parece impossível — comenta o presidente do Conselho, Alexandre Silva.

A Secretaria Municipal de Segurança anuncia que irá alterar o modelo de patrulhamento. Antes, a Guarda Municipal passava em frente da UBS, dentro da viatura, e, se não avistasse nenhuma situação suspeita, seguia para a próxima unidade. Agora, as equipes foram orientadas a desembarcar e conversar com as equipes de cada UBS.

Na semana passada, a Guarda Municipal já havia anunciado um reforço na patrulha nos pontos de saúde da Tijuca, Pioneiro, Fátima Baixa e Centenário. As patrulhas também são orientadas a acompanhar o fechamento das unidades que têm horário estendido, até às 21h. A dificuldade é que a Guarda é responsável por monitorar de 259 prédios públicos, entre outras ações de apoio.

— Estamos em contato com o pessoal da saúde, mas já estávamos reforçando as operações. Não apenas das UBS, mas também das rotinas dos bairros. Também reforçamos que as equipes acionem a Guarda. Ao perceber algo suspeito, além do 190 da Brigada Militar, pode-se ligar para o 153 da Guarda.

Na cartilha aos profissionais de saúde, também foram divulgados outros dois telefones da corporação. A intenção é reduzir o tempo de resposta aos chamados e, assim, passar mais segurança aos servidores. Sobre os três delitos em maio, o secretário afirma não perceber uma tendência.

— Pelo levantamento da Guarda, vemos casos de oportunismo. Foram crimes de momento. Com a presença da Guarda, que deve parar e ficar mais tempo em cada UBS, devemos resolver. A situação é que são 49 UBS que tentamos atender — argumenta.

A cartilha repassada aos profissionais da saúde:
:: Procure estar sempre atento, especialmente ao comportamento de pessoas próximas.
:: Antes de entrar e sair do local de trabalho, verifique se há pessoas ou veículos ao redor.
:: Em caso de assalto, não reaja. Sua vida não tem preço.
:: Responda com calma e somente o que for perguntado.
:: Procure memorizar detalhes de suspeitos, como fisionomia, modo de falar, roupas e veículos.
:: Acione a Guarda Municipal assim que possível e tente informar detalhes dos criminosos e para onde fugiram.

Leia mais
Secretaria da Saúde de Caxias irá sugerir ao MP fechamento de frigorífico após surto de coronavírus
Cão policial encontra 42 pedras de crack em fundo falso de parede em Caxias do Sul
Após reclamações de cobrança excessiva, Procon de Caxias notifica RGE

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros