Em ofensiva contra facção, Polícia Civil prende sete em Caxias do Sul - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Operação Paralelo12/05/2020 | 14h32Atualizada em 12/05/2020 | 15h43

Em ofensiva contra facção, Polícia Civil prende sete em Caxias do Sul

Detento do Presídio Regional seria o responsável por coordenar o tráfico de drogas e ordenar roubos de veículos

Em ofensiva contra facção, Polícia Civil prende sete em Caxias do Sul Polícia Civil/Divulgação
Foto: Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil deflagrou uma ofensiva contra uma organização criminosa que financia o tráfico de drogas e o roubo de veículos em Caxias do Sul. Sete investigados foram presos e 22 mandados de busca foram cumpridos na manhã desta terça-feira (22). Três revólveres foram apreendidos, além de drogas e celulares. A Operação Paralelo conta com 63 policiais civis de oito cidades da Serra.

O suposto líder da facção investigada é um detento de 23 anos recolhido no Presídio Regional de Caxias do Sul. Por isso, a operação se iniciou às 5h com uma revista na cela deste apenado. A ação contou com o apoio do Grupo de Ações Especiais (Gaes) da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) e apreendeu celulares, drogas e uma faca artesanal na cadeia.

— Hoje, estamos buscando pelo grupo, desmantelar esta organização criminosa, por isso a necessidade de cumprir tantos mandados simultâneos. Fizemos as conexões (entre os investigados) e estamos analisando parentes e outros possíveis esconderijos (de armas e drogas) — afirma o delegado Luciano Righes Pereira, da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco).

A investigação começou em dezembro do ano passado e tinha como alvo o tráfico de drogas. Ao longo das diligências, os policiais civis chegaram até o líder desta facção e conseguiram entender como o grupo abastecia diversos pontos de drogas em Caxias do Sul. Também foi descoberto uma divisão da facção, especializada em roubos de veículos e que fazia encomendas de carros. O grupo também seria responsável por um assassinato, que ainda está em investigação pela Delegacia de Homicídios.

De acordo com a Draco, a operação foi batizada de Paralelo justamente pela multifuncionalidade desta facção, que agia em diversos ramos criminais.

— Fomos identificando todos os ramos desta organização criminosa e a investigação foi se ampliando. Tentamos dividir (a operação) em fases, justamente para não necessitar de tantos policiais neste momento de pandemia (do coronavírus), mas hoje foi necessário _ avalia o delegado Pereira, que aponta a Operação Paralelo como uma das maiores nos últimos dois anos.

Oofensiva contra uma facção em Caxias termina com sete investigados presos e 22 mandados de busca cumpridos na manhã desta terça-feira (22). A Operação Paralelo conta com 63 policiais civis de seis cidades da Serra. Operação contou com apoio do Gaes para buscas em cela do Presídio Regional.<!-- NICAID(14498071) -->
Grupo de Ações Especiais da Susepe auxiliou nas buscas dentro da cadeiaFoto: Susepe / Divulgação

Além do presídio, as buscas foram realizadas nos bairros Parque do Sol, Desvio Rizzo, Charqueadas e Santa Fé. Na ação, foram cumpridas cinco prisões preventivas e outras duas em flagrante. Uma suspeita foi flagrada com dois revólveres sem registro e outra mulher foi presa com drogas e um revólver escondidas na residência.

A Draco não divulga a quantidade de suspeitos monitorados nesta operação, pois as investigações prosseguem. Uma das próximas etapas é a análise dos celulares que foram apreendidos na cela do suposto líder da facção. A identidade dos presos não foi divulgada em razão da lei de abuso de autoridade.

Liderada pela Draco, a Operação Paralelo contou com apoio das outras delegacias de Caxias do Sul, além de policiais de Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Nova Petrópolis e São Marcos.

Leia também
Recém-nascidos com coronavírus estão internados em UTI de Bento Gonçalves
Dois são presos em operação contra golpe dos nudes em Caxias e Farroupilha
Chove em 12 horas mais que em todo o mês de abril em Caxias do Sul

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros