Tumulto a 25 dias do Carnaval alerta forças de segurança em Caxias do Sul - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Mobilização27/01/2020 | 18h42Atualizada em 27/01/2020 | 18h42

Tumulto a 25 dias do Carnaval alerta forças de segurança em Caxias do Sul

Sete blocos já estão confirmados para a semana de folia

Tumulto a 25 dias do Carnaval alerta forças de segurança em Caxias do Sul Guarda Municipal/Divulgação
Rondas preventivas serão intensificadas pela Guarda Municipal Foto: Guarda Municipal / Divulgação

Apesar de ser descrito com um caso isolado, o tumulto envolvendo adolescentes no bairro São Pelegrino neste domingo (26) não surpreende as forças de segurança de Caxias do Sul. O entendimento é de que com os dias mais quentes e a proximidade do Carnaval é normal que mais pessoas circulem pela área central. A confusão deste final de semana, portanto, apenas antecipará a mobilização preventiva pela Brigada Militar (BM) e Guarda Municipal.

Leia mais
VÍDEO: após tumulto com jovens, forças de segurança irão intensificar ações nos finais de semana em Caxias do Sul

O Carnaval se torna um ponto central neste debate pelo acontecido no ano passado: um encontro programado por jovens em redes sociais gerou brigas e reclamações de perturbações na Estação Férrea, sendo necessário o uso de bombas de efeito moral pela BM para desobstruir a Rua Coronel Flores. A situação foi enfrentada pela Tropa de Choque que, momentos antes, atuava no jogo entre SER Caxias e Avenida.

O acúmulo de eventos do Carnaval e jogos pelo Gauchão são uma preocupação da BM, que já foi discutido em duas reuniões com a prefeitura. O calendário oficial da folia ainda não foi divulgado, mas a Secretaria Municipal de Segurança Pública confirma que há sete "blocos grandes" confirmados.

— Em parceria com a BM, estamos montando todo um cerco de segurança para, justamente, reduzir e coibir atos de vandalismo. A presença policial diminui qualquer princípio de tumulto. Sabemos o horário de início e término (de cada bloco) e fazemos este mapeamento. Também teremos o auxílio de câmeras e rondas para detectar qualquer outro foco de aglomeração — resume o secretário Hernest Larrat dos Santos.

O comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM) ressalta que realiza ações constantes na Estação Férrea e que possui uma Operação Passe Livre, justamente porque é normal o aumento do movimento nos dias de transporte coletivo sem cobrança. Em novembro e dezembro, não houveram incidentes.

— É normal intensificar o trabalho nesta época do ano, em especial em direção ao Carnaval. O (movimento de) domingo à tarde é cíclico, e no calor sempre há aumento. De forma gradativa, estávamos aumentando o trabalho — aponta o major

A prefeitura anuncia que irá ampliar os turnos e horários da Guarda Municipal. Os agentes também serão instruídas a identificar e conversar com grupos de jovens.

— Já iremos iniciar no próximo final de semana com rondas preventivas. Pelo que recebemos de vídeos, nos preocupa bastante ter até criança envolvida. Precisamos identificar estas situações. Nossa preocupação é na área da prevenção — aponta o secretário Santos.

Sobre o tumulto de domingo (26), o comando do 12º BPM ressalta que houve apenas um chamado ao 190, às 17h49min, que logo foi atendido pelas patrulhas em motocicletas, mas a aglomeração de jovens já havia dispersado. Nenhum hospital relatou ter recebido feridos do tumulto. Extraoficialmente, o setor de inteligência da BM reúne os vídeos da confusão.

— As pessoas filmam (confusões), mas não ligam para o 190 — aponta o subcomandante do 12º BPM.

Leia também
Novo viaduto em Vacaria tem investimento de R$ 1 milhão
Prefeitura de Caxias pode ser incluída em processo do Monte Carmelo
Motociclista e caroneiro são presos com drogas em Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros