Morre criminoso que trocou tiros com a polícia após sequestro de empresário e atropelamento de policiais em Gramado  - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Sequestro e fuga 05/11/2019 | 06h30Atualizada em 05/11/2019 | 06h48

Morre criminoso que trocou tiros com a polícia após sequestro de empresário e atropelamento de policiais em Gramado 

Ele tentou fugir de cerco policial montado ainda na sexta-feira 

Morre criminoso que trocou tiros com a polícia após sequestro de empresário e atropelamento de policiais em Gramado  Jefferson Botega/Agencia RBS
Policial segue buscas por criminoso em área de mata, em Canela Foto: Jefferson Botega / Agencia RBS

Roberto Filipiak de Souza, 42 anos, morreu na noite desta segunda-feira (04), no Hospital de Gramado. Ele estava internado desde a noite de domingo (03) após ter trocado tiros com policiais civis. 

O homem estava fugindo da polícia desde a noite da última sexta-feira (1º), por ter praticado, com outros comparsas, pelo menos dois roubos a residências com reféns em Gramado. Outros seis criminosos estão presos em flagrante pelos mesmos crimes e um está foragido.

Leia mais
Polícia prende sete e buscas seguem a oitavo integrante de quadrilha que assaltou empresário em Gramado
Criminoso que tentava fugir de cerco em Gramado sequestra hóspedes de pousada
Viatura é alvejada durante buscas a criminosos envolvidos em sequestro em Gramado
Presos cinco suspeitos de sequestro que terminou em atropelamento de policiais em Gramado
VÍDEO: Polícia segue buscas a criminosos em Gramado 
"A caminhonete chegava a tremer", relata refém de sequestro em Gramado
Policial atropelado por criminosos em Gramado passa por exames em Caxias
Polícia faz cerco a criminosos que atropelaram policiais e fugiram após sequestro em Gramado    

De acordo com a Polícia Civil, Souza é suspeito de tentar matar dois delegados de polícia e um agente policial. Ele entrou em confronto armado com policiais civis em duas oportunidades, sendo a primeira delas durante a tarde de domingo, nas proximidades da Santa da Rua Nossa Senhora do Carmo, e a segunda à noite, entre um posto de gasolina e uma loja de móveis localizados na Avenida Central, próximo a quem desce em direção à Linha 28.

Buscas a oitavo integrante do grupo 

A Polícia Civil e a Brigada Militar seguem as buscas em Canela a um oitavo integrante da quadrilha que assaltou e fez reféns um empresário de 70 anos e dois funcionários dele em um sítio no interior do município por volta das 15h da sexta-feira (1º). Desde sexta, houve três confrontos com a polícia, dois policiais foram atropelados, um dos quais está internado em um hospital de Caxias do Sul, seis criminosos foram presos, um morreu depois de confronto com a polícia e um oitavo integrante da quadrilha segue foragido. 

No primeiro confronto com a polícia, às 19h da sexta-feira, os assaltantes foram abordados quando saíam do sítio na caminhonete do proprietário com quatro reféns - o empresário, os dois funcionários dele e a esposa de um dos funcionários. Os criminosos atropelaram dois policiais que estavam a pé, fora da viatura. Na sequência, colidiram a caminhonete com uma viatura da Polícia Civil, houve tiroteio, e os criminosos abandonaram o veículo com os reféns dentro, fugindo a pé para um matagal. Nenhum dos reféns se feriu.

Na manhã de sábado, ocorreram as primeiras prisões. Em Taquara, um casal foi abordado pela Políca Civil. No momento da abordagem, o motorista tentou atropelar os policiais, que reagiram, atirando contra o veículo. O homem foi baleado em um dos braços e levado ao hospital. A mulher que estava com ele foi presa.

Ainda no sábado, foi preso um outro criminoso em Gramado, na localidade de Várzea Grande, com duas pistolas de calibre 9 milímetros. Na mesma localidade, duas mulheres foram presas.

No domingo, novo confronto no fim da tarde com a Polícia Civil e novo sequestro de reféns. Por volta das 17h30min, um homem que iria resgatar os fugitivos no matagal foi preso após confronto com a polícia, que não divulgou o local do fato. Dois delegados que participam da investigação estavam presentes, mas não se feriram.  

Em outro ponta da cidade, um dos bandidos rendeu um casal em uma pousada em Gramado, no bairro Planalto, e fugiu com eles em um carro. Ao se deparar com viaturas da Brigada Militar quando estava próximo à Estrada do Caracol, ele abandonou o carro com as vítimas dentro, fugindo a pé por um matagal. Este é o fugitivo que ainda está sendo procurado. Um outro integrante da quadrilha, que participou do ataque ao sítio, foi preso também no domingo. 

Líderes da quadrilha são irmãos e comandam oficina mecânica em Sapiranga 

Os dois líderes do bando são irmãos e comandam uma oficina mecânica em Sapiranga, no Vale do Sinos, segundo a Polícia Civil. Um deles foi preso e o outro segue foragido. Os investigadores acreditam que ele está escondido em uma área de mata em Canela, município vizinho. Os agentes seguem com cerco nesse local. O delegado regional Heliomar Franco afirma que a quadrilha tinha experiência em assaltos e que os integrantes acumulam antecedentes criminais. Os nome não foram divulgados. 

A Polícia Civil começou a acompanhar os criminosos após um assalto em Gramado, no no dia 22 de outubro, onde o grupo manteve um empresário do ramo moveleiro refém, enquanto roubavam um cofre da residência da vítima. Com base em operações de inteligência, os investigadores conseguiram evitar a investida da quadrilha na ultima sexta-feira.

Policiais atropelados

Dois policiais civis foram atropelados durante a segunda investida criminosa, na sexta-feira. Um dos agentes recebeu atendimento médico e foi liberado. O outro foi transferido para um hospital em Caxias do Sul, onde segue internado. Após confronto, o empresário, dois funcionários e a esposa de um deles foram liberados sem ferimentos.

Durante fuga do cerco policial, um dos criminosos chegou a fazer uma família refém em uma pousada em Gramado. Ele fugiu com as vítimas, mas abandonou elas após deparar com a Brigada Militar. Esse é o suspeito que segue foragido. Ao todo, sete suspeitos foram presos até o momento.

Leia também
VÍDEO: Casal é resgatado dentro de arroio em Vila Flores
Adolescente de 16 anos morre após colidir moto que pilotava contra um caminhão em Vacaria




 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros