Golpe que clona aplicativo de conversa continua a fazer vítimas em Caxias do Sul - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Alerta01/11/2019 | 08h56Atualizada em 01/11/2019 | 08h56

Golpe que clona aplicativo de conversa continua a fazer vítimas em Caxias do Sul

Criminosos "sequestram" identidade da vítima e pedem dinheiro para os seus contatos

Golpe que clona aplicativo de conversa continua a fazer vítimas em Caxias do Sul Arte Pioneiro/
Foto: Arte Pioneiro
Pioneiro
Pioneiro

O golpe que clona aplicativo de conversa continua a fazer vítimas em Caxias do Sul. O caso mais recente foi informado à Polícia Civil na noite desta sexta-feira (31), mas não resultou em prejuízo financeiro para a vítima ou seus contatos.

Leia mais
Golpe que clona aplicativo de conversa "está virando rotina", alerta delegado de Caxias

No boletim de ocorrência, a vítima relatou ter recebido uma mensagem que aparentava ser de um ex-colega de trabalho e pedia para confirmar seis números enviados por SMS. A vítima enviou os números e, na sequência, seu aplicativo Whatsapp parou de funcionar.

Mais tarde, a vítima recebeu uma mensagem por outra rede social de um amigo relatando que alguém estava utilizando seu nome e Whatsapp para pedir dinheiro. Segundo o registro da ocorrência, nenhum amigo efetuou o tal depósito. A vítima informou a conta bancária e o CPF informado pelo estelionatário.

 DICAS DE PREVENÇÃO

:: Uma das dicas de prevenção do delegado Luciano Righês Pereira é que os usuários de aplicativo de conversa habilitem a "confirmação em duas etapas", uma medida de segurança automática proporcionada pelo app. Para tal, basta acessar as configurações do aplicativo e entrar em "Conta" — será o terceiro tópico.

:: Nunca repasse um código de segurança que você receber por mensagens de SMS. Essas mensagens geralmente são automáticas e devem ser de uso exclusivo do proprietário do celular. Leia com atenção o que dizem essas mensagens.

:: Evite salvar contatos como "pai", "mãe", "vó", "amor". Caso um criminoso tenha acesso ao seu celular, seja após um assalto ou em um clonagem, utilizará as informações para aplicar golpes.

:: Caso um parente ou um amigo peça ajuda pelo celular, tente se acalmar e não tenha pressa. Procure ligar para o familiar, reconheça a sua voz e confirme o que está acontecendo. Há diversos tipos de golpes em que estelionatários fingem ser parentes para pedir dinheiro.

:: Tenha atenção e cuidado com sites de compra e venda de produtos usados. Há vários golpes e até assaltos acontecendo com bases nas informações disponibilizadas nestes sites.

Leia também
Casal é encontrado morto no interior de Bento Gonçalves
Homem é esfaqueado durante briga em bar no interior de Caxias do Sul
Operação encontra 69 celulares e 925g de drogas em galeria de penitenciária de Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros