Quem é? Identidade de busto apreendido com homem em Caxias ainda não foi esclarecida - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

História13/08/2019 | 11h42Atualizada em 13/08/2019 | 13h26

Quem é? Identidade de busto apreendido com homem em Caxias ainda não foi esclarecida

Homem foi visto carregando a peça pela área central na segunda-feira (12)

Quem é? Identidade de busto apreendido com homem em Caxias ainda não foi esclarecida Lucas Amorelli/Agencia RBS
O busto está, desde segunda-feira, na sede da 1ª DP de Caxias do Sul à espera de identificação Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

Uma apreensão inusitada realizada pela Guarda Municipal na manhã desta segunda-feira (12), em Caxias do Sul, vem mobilizando historiadores e curiosos da cidade. Um homem de 47 anos foi abordado pelos servidores, por volta das 10h, transportando um busto pela área central da cidade. O fato foi comunicado por meio de uma denúncia, segundo a Guarda.

Segundo o boletim de ocorrência, o homem teria encontrado o busto (que pesa cerca de 20kg, é oco e feito de um tipo de resina) dentro de contêiner de lixo seletivo, em frente à galeria Aldo Locatelli, no bairro São Pelegrino. Ainda conforme a informações da polícia, o homem disse, em depoimento na delegacia, ter restaurado a peça e estaria, no momento em que foi abordado, tentando devolvê-la ao dono, que seria, segundo ele, a galeria que fica próxima da igreja São Pelegrino. A administração do espaço de arte, no entanto, não foi encontrada pela reportagem até o final desta manhã. O homem foi liberado após o depoimento.

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIL, 13/08/2019Busto roubado está na delegacia da Polícia Cívil em Caxias do Sul. (Lucas Amorelli/Agência RBS)
Foto: Lucas Amorelli / Agencia RBS

O busto está, desde segunda-feira, na sede da 1ª DP de Caxias do Sul à espera de identificação. 

Mas quem é a personalidade retratada no busto? Seria um grande empresário, um político ou um cidadão com algum destaque no passado, mas não tão conhecido? Ou quem sabe o busto de um personagem de outra cidade e que por acaso veio parar em Caxias? Conforme Elenira Prux, servidora do Arquivo Histórico Municipal, a suspeita é que a figura seja de uma personalidade não tão conhecida, já que, até agora, ninguém identificou o rosto.

A equipe do Museu Municipal descartou que a imagem faça parte do acervo ou que seja réplica de alguma obra histórica guardada na coleção. Não há nada parecido na divisão dos museus mantidos pela prefeitura. 

— Nos reunimos hoje em sete pessoas (13) para tentar identificar, mas não foi possível. Também em contato informal com o Arquivo Histórico, não se chegou a nenhuma conclusão — relata Daniela da Silveira Fraga, diretora da Divisão de Museus da Secretaria Municipal da Cultura.

O historiador Juventino Dal Bó viu a imagem por meio de foto e resumiu:

— Infelizmente não sei quem é.

O Instituto Bruno Segalla (IBS), com sede no Campus 8 da Universidade de Caxias do Sul, também pesquisou entre o acervo deixado pelo famoso artista e ainda não estabeleceu relação com as obras dele. Para Daniela Fraga, o fato de um busto ter sido encontrado no lixo é reflexo do descaso com o patrimônio histórico e cultural.

— Quem tinha esse material ou achou poderia ter encaminhado para o museu, para algum serviço de preservação. Mas remonta a um descuidado, um desprezo com o nosso patrimônio — lamenta Daniela.

Quem tiver informações sobre o busto pode entrar em contato pelo número 190.

Leia também
Caxias do Sul pode ficar sem região turística
Final de semana de sol e temperaturas em queda na Serra 
Conheça mais sobre a fé dos senegaleses que vivem em Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros