Cerimônia apresenta novos policiais militares formados em Caxias do Sul - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Reforço06/08/2019 | 17h32Atualizada em 06/08/2019 | 17h36

Cerimônia apresenta novos policiais militares formados em Caxias do Sul

No total, são 2 mil soldados formados em 22 municípios gaúchos

Cerimônia apresenta novos policiais militares formados em Caxias do Sul Porthus Junior/Agencia RBS
Foto: Porthus Junior / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Após oito meses de preparação, 28 alunos-soldados foram formados pela Brigada Militar (BM) em Caxias do Sul na tarde desta terça-feira (6). A cerimônia faz parte de uma série de formaturas que apresentam os 2 mil novos policiais militares, que vão reforçar as ruas do Rio Grande do Sul a partir da segunda quinzena de agosto.

Leia mais:
Distribuição de novos soldados fará com que 15 cidades da Serra passem a ter cinco PMs
"Maior poder e resposta imediata", diz comando sobre nova tropa de choque na Serra
Governo do RS anuncia novo Batalhão de Choque e Serra ganhará 110 PMs em agosto   

Os cursos de formação foram espalhados por batalhões de 22 municípios e a última solenidade está prevista para o dia 10 de agosto. Em Caxias do Sul, a cerimônia de formatura foi realizada na sede do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), no bairro Kayser. Nesta quarta-feira (7), acontecerá a formatura de 28 alunos-soldados que fizeram sua preparação em Bento Gonçalves. Também haverá uma formatura em Igrejinha, município que integra o 1º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (1º BPAT), que atende a Região das Hortênsias, na quinta-feira (8).

Como é tradicional em cursos de formação, a BM não divulga quantos policiais irão para cada município, mas alguns critérios já foram anunciados pelo governo estadual. O primeiro é garantir que todos os municípios gaúchos tenham um efetivo mínimo de cinco PMs. Esta falta de policiais é um problema em 30% das cidades gaúchas, incluindo 15 municípios da Serra que serão beneficiados com a medida e passarão a ter cinco policiais militares a partir de agosto. 

A distribuição dos 2 mil novos soldados também permitirá a criação de um Batalhão de Choque na Serra, com 110 policiais. A sede será em Caxias do Sul, mas a tropa é considerada estratégica por sua mobilidade e capacidade de atender a todos municípios da região. O batalhão será acionado para responder a ataques a bancos e garantir da ordem em uma manifestação com milhares de pessoas.

Também há a promessa de que Caxias do Sul receberá um mais PMs por integrar a lista dos 18 municípios mais violentos do Estado. Segundo o governo, essas cidades, além de reunirem 45% da população do RS, responderam por 89% dos roubos de veículos, 88% dos assaltos a pedestres e 71% das mortes violentas no Estado nos últimos 10 anos. Por isso, 1.127 PMs, o que representa 58% do efetivo total a ser distribuído, irá reforçar os batalhões destas 18 cidades.

Leia também:
Homem morre em perseguição policial por rota turística de Bento Gonçalves
Homem que furtou ônibus em Caxias tem mais de 90 passagens pela polícia
Procurado por matar esposa em Bom Jesus é visto em Caxias do Sul

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros