Prédio está pronto, mas não há cronograma para inauguração do novo presídio de Bento Gonçalves - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Expectativa30/04/2019 | 20h31Atualizada em 30/04/2019 | 20h41

Prédio está pronto, mas não há cronograma para inauguração do novo presídio de Bento Gonçalves

Durante visita, secretário de Administração Penitenciária não soube falar sobre datas

Prédio está pronto, mas não há cronograma para inauguração do novo presídio de Bento Gonçalves Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Nova casa prisional tem capacidade para e fica na Linha Palmeiro Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

O prédio está praticamente pronto, mas ainda não há previsão para a inauguração do novo presídio de Bento Gonçalves. A visita do secretário estadual Cesar Luis de Araújo Faccioli, da nova pasta de Administração Penitenciária, não trouxe novidades ao processo. A resposta oficial é que a equipe técnica está trabalhando no plano de ocupação da nova casa prisional, o que incluirá o cronograma.

Leia mais:
Inauguração da Penitenciária Estadual de Bento Gonçalves vai ficar para maio
Bloqueadores são promessa sem prazo para novo presídio de Bento Gonçalves
Bento Gonçalves pede interdição e demolição do presídio

Procurador de Justiça aposentado, Faccioli foi empossado no início deste mês da nova secretária, uma aposta do governador Eduardo Leite (PSDB) para enfrentar a falência do sistema prisional gaúcho. Neste contexto, o novo presídio da Serra é tratado como uma referência.

— Por várias razões, esta é uma casa muito importante. Simbolicamente, queremos que seja a retomada da qualificação do sistema prisional junto com a criação da secretaria. Viemos conhecer e fazer um check-list. A equipe técnica me acompanha justamente para verificar eventuais pendências. Queremos seguir para o plano de ocupação, que está sendo produzido pela Susepe — aponta o secretário, que evitou falar em datas.

 BENTO GONÇALVES, RSM BRASIL, 30/04/2019 - O secretário Luis de Araújo Faccioli, da nova Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, visitou o novo presídio de Bento Gonçalves, que deve ser inaugurado ainda neste ano. O ex-procurador de Justiça foi acompanhado do superintende da Susepe, Mario Santa Maria Júnior, e do prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin. (Marcelo Casagrande/Agência RBS)
Prefeitura acompanhou representantes do Estado e da Susepe durante vistoriaFoto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

Entre as pendências estruturais, está a pavimentação da estrada até o novo presídio, que fica na Linha Palmeiro, e o implemento da rede elétrica. Na tarde desta terça-feira (30), técnicos da RGE estudavam a instalação de novos postes de luz, o que é esperado para os próximos dias. Sobre o asfaltamento, está sendo finalizada uma parceria entre as prefeituras da região.

— Na próxima semana, deve começar o alargamento da estrada e a pavimentação estamos trabalhando com os municípios que fazem parte do nosso referenciamento. Estamos em uma conversa final e todos estão muito parceiros para apoiar. O trecho é pouco — explica o prefeito de Bento Gonçalves, Guilherme Pasin (PP).

Leia também:
"Jamais se espera que aquele que tem o dever de proteger seja o algoz", diz advogado de família do refém morto por PM
Promotor recorreu ao TJ para ter júri aberto no Caso Naiara em Caxias
Polícia Civil prende suspeito de assassinato de jovem em Vacaria; veja vídeo do crime

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros