Taxa de assassinatos por 100 mil habitantes em Bento Gonçalves é o dobro de índice de Caxias - Polícia - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Violência03/01/2019 | 13h40Atualizada em 03/01/2019 | 13h50

Taxa de assassinatos por 100 mil habitantes em Bento Gonçalves é o dobro de índice de Caxias

Segundo a polícia, cerca de 68% dos crimes em Bento seriam relacionados ao tráfico de drogas, e desses, 60% foram execuções

Em 2018, o município de Bento Gonçalves atingiu o recorde de 52 assassinatos no ano. De acordo com o Comando Regional de Policiamento Ostensivo da Serra (CRPO/Serra), cerca de 68% dos homicídios no município estão relacionados com o tráfico de drogas e a consequente guerra entre facções pelo domínio de territórios. Isso provocou o aumento de mais de 40% na taxa de mortes violentas no município em relação ao ano anterior, quando foram registrados 37 assassinatos.  

Segundo o comandante do CRPO/Serra, Ricardo Fraga Cardoso, o fator que mais chama a atenção é o número de execuções sumárias. 

— As vítimas tinham um envolvimento com o tráfico, sejam consumidores ou traficantes. De todas as vítimas em função do tráfico, cerca 60% foram execuções – aponta o comandante.     

Considerando a proporção dos crimes em relação à população do município, Bento possui o dobro da taxa de assassinatos na comparação com Caxias do Sul.  Foram 43,68 assassinatos a cada 100 mil pessoas em Bento Gonçalves, enquanto Caxias registrou 21,82 mortes violentas no ano passado a cada 100 mil habitantes.  Atualmente, de acordo com o IBGE, Caxias do Sul dispõe de uma população de mais de 504 mil habitantes, enquanto Bento possui cerca de 119 mil moradores. 

Ao contrário de Bento Gonçalves, Caxias do Sul teve redução no número de homicídios, com 110 assassinatos em 2018, contra 127 em 2017. De acordo com o CRPO/Serra, 70% de todos as ocorrências desse tipo registradas nos 66 municípios da região estão, de alguma forma, relacionados com o tráfico de drogas.  

Assassinatos por ano em Bento Gonçalves 

2011: 16
2012: 16
2013: 15
2014: 20
2015: 21
2016: 28
2017: 34
2018: 52 

Fonte: banco de dados Pioneiro/Secretaria Estadual de Segurança Pública 

Diante de recorde de assassinatos, Polícia Civil pretende instalar Delegacia Especializada em Homicídios   

Com o crescimento da violência, a Polícia Civil pretende instalar uma Delegacia Especializada em Homicídios, já que Bento Gonçalves não dispõe de unidade dedicada à investigação desse tipo de crime, que acaba ficando sob a responsabilidade de duas delegacias distritais, dependendo do bairro onde o assassinato ocorre.   

Segundo o delegado regional Paulo Roberto da Rosa, existe a expectativa de que, a partir do envio de novos servidores aprovados em concurso público para o município, possa existir a investigação específica de assassinatos. O delegado espera que a ideia possa ser concretizada ainda no primeiro semestre de 2019. 

— Estamos buscando direcionar mais servidores e indicar alguém para investigar homicídios da forma tentada e consumada. Não podemos deixar impunes essas pessoas que cometem esses crimes - diz. 

A Brigada Militar (BM) também direcionou agentes para ações específicas de policiamento ostensivo na cidade a partir de setembro do ano passado, principalmente nos bairros considerados mais inseguros, como Ouro Verde, Municipal e Eucaliptos. Para combater o crescimento da violência, Bento recebeu o reforço de 20 agentes do Batalhão de Operações Especiais (BOE) de Porto Alegre e outros 20 policiais do Pelotão de Operações Especiais (POE), que contaram com 10 viaturas para realizar as abordagens.    

— São policiais que vêm a Bento Gonçalves, fazem a operação em um período de 15dias e retornam para outros locais do Estado. É uma tropa reserva que a Brigada Militar dispõe para lançar em locais conflagrados, em períodos específicos - destaca o comandante do CRPO/Serra, Ricardo Fraga Cardoso.  

Números de investigações da Polícia Civil em Bento Gonçalves 

  • 33 inquéritos de homicídios abertos  
  • 9 prisões de pessoas envolvidas com o tráfico 
  • 27 pessoas indiciadas  
  • 46 mandados de busca e apreensão cumpridos  
  • 5 armas apreendidas 

Fonte: Polícia Civil   

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros