Desfile de Sete de Setembro pela Sinimbu em 1943 - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória07/09/2020 | 07h00Atualizada em 07/09/2020 | 07h00

Desfile de Sete de Setembro pela Sinimbu em 1943

Fotos trazem os funcionários da Metalúrgica Abramo Eberle à época em que o prédio da Sinimbu estava sendo construído

Desfile de Sete de Setembro pela Sinimbu em 1943 Studio Geremia/Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami,divulgação
Sinimbu e Eberle em construção: passagem dos funcionários da empresa durante o desfile cívico da Semana da Pátria de 1943 Foto: Studio Geremia / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami,divulgação

Sem Desfile da Semana da Pátria, cancelado em virtude da pandemia de coronavírus, resta recordar de alguns momentos do passado. Na imagem acima, o registro do Sete de Setembro de 1943, no momento da passagem dos funcionários da Metalúrgica Abramo Eberle pelo Largo da Catedral Diocesana, na Sinimbu.

Era a época em que os antigos casarões de madeira dos primórdios da empresa começavam a ceder espaço para o moderno prédio de alvenaria, símbolo do Centro até hoje. Na foto, vemos as obras da primeira parte do edifício, mais próximo da Rua Marquês do Herval. Ele ficaria parcialmente concluído em 1946, para as comemorações dos 50 anos da empresa, fundada em 1896.

Eberle: o cinquentenário da metalúrgica em 1946 Eberle: registros de um desfile cívico em 1942

Outros ícones do passado: o Hotel Bella Vista e a Casa Pezzi (atual Edifício Dona Ercília), na esquina da Sinimbu com a Marquês; e a Casa Minghelli (destruída pelo incêndio na Ferragem Caxiense, em 1952). Bem ao fundo, na esquina com a Borges de Medeiros, a mansão da família Raabe, com sua famosa cúpula em folhas de cobre. Tudo veio abaixo no Carnaval de 1990, há 30 anos…

Leia mais
Eberle: o jubileu de prata de Graciano Filippini em 1957
Eberle: um relógio de ouro no jubileu de prata
Eberle: o jubileu de prata e ouro de Honório Marotto em 1948

Na foto abaixo, outro registro daquela semana, com funcionários e diretores da fábrica hasteando a bandeira. Vê-se detalhes da construção do prédio da Fábrica 1 e, à esquerda, a antiga residência em madeira da família Eberle. Nessa época, eles já haviam se mudado para o palacete da esquina com a Borges. 

Funcionários e diretores da Metalúrgica Abramo Eberle, hasteando da bandeira nacional, nas comemorações cívicas da Semana da Pátria de 1943. Ao fundo, prédio da Fábrica 1 em construção, e a sua esquerda residência da família Eberle. Setembro de 1943. Caxias do Sul.<!-- NICAID(8279658) -->
Funcionários e diretores hasteando a bandeira na Semana da Pátria de 1943. Ao fundo, o prédio do Eberle em construçãoFoto: Reprodução / Reprodução

Ação solidária  

Com o cancelamento do desfile cívico, a prefeitura realiza nesta segunda um drive-thru solidário. No entorno da Praça Dante Alighieri serão arrecadados alimentos não perecíveis e produtos de higiene para o Banco de Alimentos. 

Os carros poderão acessar o drive-thru pelas ruas Sinimbu e Dr. Montaury e dispersar pelas ruas Sinimbu e Marquês do Herval. A ação ocorre das 9h às 12h, mesmo em caso de chuva.

Leia mais
Eberle: a trajetória de Domingos Gedoz
Maesa e as portas da Basílica de Belém do Pará
Alvis Fiedler e as réplicas da Basílica de Belém do Pará
Exposição das portas de bronze na Maesa em 1959
Varejo do Eberle: o jubileu de prata de Enio Arioli em 1968
O jubileu de prata de Zulmir Fabbris no Eberle em 1939
Eberle: máquina de escrever, telefone de baquelite, mata-borrão e outros apetrechos mais
Eberle: o terraço de onde se captava a cidade 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros