Frei Jaime: tudo é aprendizado - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Opinião06/08/2020 | 09h56Atualizada em 06/08/2020 | 09h56

Frei Jaime: tudo é aprendizado

Depois de cada ação, o ser humano deveria reservar um tempo para avaliar e assimilar o resultado

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer tem o poder de convocar e de fazer acontecer... Às vezes, o sono é insistente e não deixa que a claridade alcance rapidamente o coração... Que possamos acordar, em todos os sentidos, para este dia 06 de agosto... Vamos que vamos! Feliz 5ª feira! Estamos em agosto, com muito gosto! 

"Quando compreenderes, enfim, que a colheita de hoje corresponde exatamente à semeadura de ontem, nada mais lamentarás." (André Luiz)

A compreensão da vida é uma tarefa que não pode ser delegada, pois cada um deve dar conta das suas decisões e ações. Tudo é aprendizado, tudo ajuda para que os horizontes da existência sejam ampliados. Depois de cada ação, o ser humano deveria reservar um tempo para avaliar e assimilar o resultado. Cometer sempre os mesmos erros é um descuido, uma falta de afeto para consigo mesmo. É bem verdade que a fragilidade jamais se afasta, mas a capacidade de aprender é um ato humanizador, infinitamente maior do que os sentimentos que advém dos erros do cotidiano. A vida dá retornos, sim, basta prestar atenção no desenrolar da história pessoal e comunitária.                                

Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

Não se trata de vingança da existência, mas de consequência, em função de alguma escolha ou da opção dos outros, que acaba respingando nos envolvidos. Se não há compreensão, a revolta acaba se expandindo, provocando grande desconforto. É interessante perceber como algumas pessoas facilmente se colocam na posição de inocentes, além de serem rápidos em achar culpados, diante de situações decorrentes de seus respectivos atos. É certíssimo que a  semeadura de ontem reflete no hoje, no momento da colheita. 

Joio e trigo continuam sendo semeados, inclusive por aqueles que afirmam, de pés juntos, que não fazem nada de errado. A humildade é a atitude mais adequada para permitir que a compreensão aconteça. A pessoa humilde tem bom senso, aceita observações, admite os erros e se dispõe a acolher a experiência advinda do fato ocorrido. Na vida tudo é dinâmico, convém viver conscientemente cada momento, sempre vibrando e agradecendo pela oportunidade de estar vivo e ter em mãos a possibilidade de iluminar o hoje, enquanto o amanhã é delineado e aguardado. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!  

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros