Anúncios da Brazex Aços Máquinas em 1956 - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória01/07/2020 | 07h00Atualizada em 01/07/2020 | 07h00

Anúncios da Brazex Aços Máquinas em 1956

Publicidade destacava o moderno prédio e diversos itens da Cutelaria Elmo, como colheres, tesouras, faqueiros e estojos de imbuia

Anúncios da Brazex Aços Máquinas em 1956 Studio Geremia/Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami,divulgação
Festa da Uva de 1954: o Edifício Brazex recém-inaugurado durante a passagem do carro alegórico de Vila Seca, com a presença dos Irmãos Bertussi. Prédio tinha apenas três andares e terraço, de onde o público conferia os desfiles Foto: Studio Geremia / Acervo Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami,divulgação

“O mais suntuoso edifício de Caxias, pelas suas linhas e instalações ultramodernas, acabamento fino e delicado, constituindo motivo de orgulho para a nossa progressista cidade. Com aprimoradas instalações, se tornou chique visitar as Lojas Brazex”. Assim foi definida pelo Pioneiro de janeiro de 1953 a chegada do Edifício Brazex e a abertura do varejo da Metalúrgica Gazola, na esquina da Júlio com a Alfredo Chaves (atual Quero-Quero).

Visitar a Brazex, assim como o Varejo do Eberle, para conferir as “novidades” era hábito não apenas dos caxienses, mas de qualquer visitante, especialmente durante as Festas da Uva dos anos 1950, 1960 e 1970. São dos primórdios da loja e do prédio os dois anúncios abaixo,  publicados em 5 de maio de 1956, destacando as ofertas para o Dia das Mães e para as noivas de 64 anos atrás. 

Constavam na lista desde itens da Cutelaria Elmo, como colheres para salada, quebra-nozes, tesouras para trinchar aves, pás de aço niquelado para tortas, faqueiros de inox e estojos de imbuia, até fogões a gás e à lenha. 

Ao lado, o prédio da Brazex captado durante a passagem do carro alegórico de Vila Seca na Festa da Uva de 1954. No veículo estão nada menos do que os Irmãos Bertussi.

Leia mais
A inauguração da Loja Brazex
Gazola: pérolas de um acervo
Metalúrgica Gazola homenageia pracinhas em 1950
Jubileu de prata da Metalúrgica Gazola em 1957 

O SURGIMENTO

O Edifício Brazex foi inaugurado em 10 de janeiro de 1953, concentrando a direção e os setores de contabilidade, mostruários e expedição da Gazola. Traduziu-se em um marco da arquitetura modernista da época, por suas linhas retas e funcionais e pelo aproveitamento da luz natural. Também foi o primeiro prédio da cidade a dispor de aparelhos de calefação e uma fachada totalmente envidraçada, permitindo uma ampla visão dos artigos expostos na loja do térreo - conforme mostra a foto ao lado, ainda com a razão social Brazex Aços Máquinas Ltda.

Parte das informações desta página foi publicada originalmente em 17 de dezembro de 2018.

Leia mais
Miss Brasil visita a Brazex em 1958
Nova fábrica de talheres da Gazola em 1966
Brazex iluminada para o Natal de 1954  

Visita a Brazex em 1970: Livio Gazola, a Miss RS Maria Bernadete Heemann, a Miss Caxias Teonila Alessi, José Ariodante Mattana e Ivo Gazola.<!-- NICAID(14534202) -->
Brazex em 1970: Livio Gazola, a Miss RS Maria Bernadete Heemann, a Miss Caxias Teonila Alessi, José Ariodante Mattana e Ivo GazolaFoto: Studio Geremia,Arquivo Histórico Municipal João Spadari Adami / Divulgação

Dinâmica e Coworking Brazex

Os três pavimentos originais do prédio receberam outros quatro a partir dos anos 1960, com as crescentes demandas da empresa. Por todos esses andares passaram ainda entidades e nomes de relevância na história da cidade – entram aí o escritório da ex-apresentadora da TV Caxias Carmem Tomasi, a escola de ballet da professora Dora Resende Fabião e uma das sedes da Câmara da Indústria e Comércio.

Sediada no quinto andar também está até hoje a Dinâmica Comunicação, fundada pela jornalista Juçara Tonet Dini em 1984 – e por anos também a responsável pela assessoria de imprensa e os informativos internos da Gazola. Rebatizada de Dinâmica Conteúdo Inteligente, em comemoração aos 35 anos de atuação, em 2019, a empresa hoje tem à frente o jornalista Ricardo Dini, filho de Juçara.

E, fazendo jus à história da metalúrgica e do prédio, a publicitária Flavia Gazola mantém desde 2019 o Coworking Brazex, espaço de trabalho compartilhado no primeiro andar. Exatamente onde atuavam o pai, Livio, o tio Ivo, o avô e fundador José Gazola, e o diretor José Ariodante Mattana – na foto acima, em 1970.

Leia mais
Brazex e Elmo: um novo espaço, um antigo símbolo de volta

Descrição: Anúncio da loja Brazex Aços Máquinas publicado pelo Pioneiro em 5 de maio de 1956.<!-- NICAID(14534201) -->
Lista publicada pelo Pioneiro em 5 de maio de 1956 destacava as ofertas da lojaFoto: Jornal Pioneiro / Reprodução
Descrição: Anúncio da loja Brazex Aços Máquinas publicado pelo Pioneiro em 5 de maio de 1956.<!-- NICAID(14534200) -->
Anúncio publicado pelo Pioneiro em 5 de maio de 1956Foto: Jornal Pioneiro / Reprodução

Leia mais
A história de Anoema da Costa Lima, a vítima esquecida da explosão de 1943 na Metalúrgica Gazola
Explosão da Gazola e seus personagens: um retorno a 1943
Personagem esquecida da explosão da Gazola, Anoema da Costa Lima ganha placa em obelisco
Lucia Dalle Molle, a heroína da grande explosão de 1943 na Metalúrgica Gazola   

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros