Frei Jaime: evoluir é deixar de criticar e arregaçar as mangas para implementar a caridade - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião13/03/2020 | 06h10Atualizada em 13/03/2020 | 06h10

Frei Jaime: evoluir é deixar de criticar e arregaçar as mangas para implementar a caridade

O aperfeiçoamento é um processo que tem um início, na concepção, e não tem um término

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Acordando mais lentamente... A sexta-feira chega anunciando o final de semana, mas não consegue disfarçar o cansaço acumulado... Mas vamos que vamos! A vida é capaz de muito, inclusive da superação! Viver é admirável! Feliz sexta-feira, independente do numeral: 13, 14, 15...

"Evoluir é como deixar de caber nas roupas de antes. Já vestiram, mas não vestem mais." (Pe. Fábio de Melo). 

O aperfeiçoamento é um processo que tem um início, na concepção, e não tem um término. Assimilar essa dinâmica de querer agregar melhorias, a cada momento, é dar à vida a melhor oportunidade de crescimento e de realização. Por muito tempo, as pessoas ficaram presas ao material, pensando que evoluir era o mesmo que enriquecer financeiramente. Aos poucos, mesmo que seja lentamente, a humanidade começa a trilhar um caminho inusitado: a humanização. Depois de muitas constatações e frustrações, os olhares se voltam para o sentido da vida, tornando-a mais leve e livre. A satisfação das necessidades básicas estarão sempre bem distintas na escala de valores, mas o coração já não necessita ficar preso às coisas materiais. 

Leia mais
Quer ler mais textos do Frei Jaime?
Clique para conferir textos dos colunistas do Pioneiro

O ser está se emancipando do ter. Com o suficiente, a felicidade flui naturalmente e as relações humanas são intensificadas, através do pertencimento, da amizade e do amor eterno. Muitas roupas do ontem já não servem mais, deixam de ser usadas, pois os tempos são outros, mesmo que as medidas do corpo continuem as mesmas. O termo evoluir é maior do que qualquer filosofia de vida ou crença, pois se aplica para diferentes situações e ocasiões. 

Porém, de um forma muito simples, evoluir é adquirir um contorno ideal, é ir além da aparência para alcançar a essência. Quando a interioridade puder ser visualizada na exterioridade, a existência terá alcançado a identificação ideal. O nível superior da evolução se dá no cultivo e na vivência do amor, através do exercício da bondade, da compaixão, da escuta, da paciência e do perdão. Convém revisitar os armários e descartar o que já não serve mais ou está desatualizado. Evoluir é deixar de criticar, de falar mal dos outros e arregaçar as mangas para implementar a caridade. Quantos deveriam trocar de roupas, para revestir-se de amor! Bênção! 

Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!

Leia também
Randon faz treinamento de vendas
Tarifa de água em Caxias do Sul fica 4,76% mais cara a partir de abril
Economia de Caxias do Sul ainda não sente os efeitos do coronavírus 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros