Deu pra ti, anos 1970: dicas de férias de verão no Jornal de Caxias em 1974 - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Memória09/01/2020 | 07h00

Deu pra ti, anos 1970: dicas de férias de verão no Jornal de Caxias em 1974

Coluna de 45 anos atrás orientava sobre a melhor forma de pedir carona e os itens indispensáveis na maleta

Deu pra ti, anos 1970: dicas de férias de verão no Jornal de Caxias em 1974 Acervo Jornal de Caxias / reprodução/reprodução
Foto: Acervo Jornal de Caxias / reprodução / reprodução

Anos 1970, contracultura, flower power, rock'n'roll, uma mochila nas costas e muita vontade de cair na estrada e "viajar", no melhor estilo Easy Rider: sem destino. Para os mochileiros, caroneiros e hippies daqueles tempos, o Jornal de Caxias publicou, em 19 de janeiro de 1974, uma hilária coluna com dicas de viagem "pra lá de Marrakesh", cujo texto original reproduzimos abaixo. Ah, sim: com direito à ilustração original da época: um sapo, sabe-se lá por qual motivo, pedindo carona. Mais paz e amor, impossível!

"Você pode viajar pelo Brasil nestas férias, mesmo não dispondo de muito dinheiro. Na base da carona, pode-se ir a inúmeros lugares, é só ter sorte. Aqui vão alguns jeitos para se conseguir uma boa carona. Primeiro, é preciso uma roupa que não seja muito escandalosa. E, em vez de mochila, levar uma maleta de mão, pois tem muito motorista que tem medo de hippie. Andar sempre com documentos, para evitar qualquer problema com a polícia. Os melhores lugares para carona são os postos da Polícia Rodoviária e os de gasolina; nos primeiros, os carros têm que passar devagar, nos segundos, muitos param para abastecer. O viajante precisa levar apenas a maleta, cantil para água, remédio para mosquito (Repelex ou Autan), facão, toalha, fósforo, saco de dormir, alguma coisa para comer, um pouco de dinheiro e muita vontade para enfrentar os imprevistos que surgem. Muitas vezes, a carona pode ser conseguida na cidade mesmo, por intermédio de um amigo ou parente. Depois, se o destino for uma praia, quem sabe você encontra algum conhecido? A volta já estará garantida desta maneira. Esta probabilidade é bem razoável se a praia for, por exemplo, Areias Brancas, onde muitos caxienses têm casa de veraneio". 

Leia mais:
Banda Lobo da Estepe nos anos 1970
Lobo da Estepe e o Baile do Caixão em 1975
Eloy Paco Teixeira: um mestre da guitarra
Mauro De Blanco e a Big Band do Itamone em 1972  

Foto: Jornal de Caxias / Reprodução
Foto: Acervo Jornal de Caxias / reprodução

Autoria 

Infelizmente, o texto de 1974 não foi assinado. Aguardamos informações sobre o autor...

Leia mais:
Formatura do Secretariado de 1973 do Colégio La Salle
Conjunto Musical Prestige nos anos 1960  
Conjunto Musical Os Pedreiros em 1967
Conjunto Musical Itamone em 1972  

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros