Nivaldo Pereira: o valor das mães - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião10/05/2019 | 14h00Atualizada em 10/05/2019 | 14h00

Nivaldo Pereira: o valor das mães

Lua taurina é o colo provedor e receptivo da Mãe Terra. É a imagem cultural de todas as mães!

Nivaldo Pereira: o valor das mães Luan Zuchi/
Foto: Luan Zuchi
Nivaldo Pereira
Nivaldo Pereira

nivaldope@uol.com.br

Faz sentido o Dia das Mães ser celebrado em maio, na vigência do signo de Touro, como ocorre em muitos países. Embora a escolha do mês não tenha seguido nenhuma tradição de fundo astrológico, há uma conexão forte entre Touro e a Lua. Este astro indicador de nossa matriz nutridora rege o signo de Câncer, onde encontra sua melhor expressão na criação de vínculos emocionais duradouros. Mas, se há outro signo em que a Lua se sente como que “em casa”, este signo é Touro. A firmeza e a segurança taurinas amparam a busca lunar por estabilidade emocional. Por isso, na linguagem astrológica, quando a Lua se encontra em Touro, ela é dita “exaltada”. Lua taurina é o colo provedor e receptivo da Mãe Terra. É a imagem cultural de todas as mães!

Leia mais
Nivaldo Pereira: perfume musical
Nivaldo Pereira: o corpo e as redes

O signo solar, esse que todo mundo conhece, indica nosso processo de expressão consciente, nosso “lugar ao Sol”. Portanto, o Sol é a imagem paterna, de afirmação masculina, e também soa perfeita a celebração do Dia dos Pais na vigência do criativo signo de Leão, em agosto. Já o signo onde estava a Lua em nosso nascimento vai colorir nossas necessidades femininas e instintivas. Ou seja, a Lua é a âncora do mapa, onde nos sentimos confortáveis e acolhidos, onde descansamos das labutas solares. E que figura nos reporta a isso? Mamãe, mamãe, mamãe!

Os versos de uma célebre canção de Herivelto Martins e David Nasser destacam o valor das mães em nossa cultura: “Ela é a dona de tudo”, “ela vale mais para mim que o céu, que a terra, que o mar” e “ela é o tesouro que o pobre das mãos do Senhor recebeu”. A homenagem às mães no signo dos valores, Touro, talvez justifique o alto faturamento econômico ligado à data. Vitrines exibem corações sobre sofás, panelas e batedeiras, como se toda mãe ainda fosse somente “a rainha do lar” e vivesse com “o avental todo sujo de ovo”, como na canção lançada há 50 anos pela taurina Angela Maria.

Mas nem toda mãe se encaixa nesse padrão. Quem tem a Lua em signos como Aquário, Sagitário e Gêmeos, por exemplo, jamais vai associar a mãe à cozinha. Com o inovador Urano passando agora em Touro, está na hora de mudar de presentes, não?

Leia também
VÍDEO: Confira uma prévia do show que André Viegas estreia nesta sexta, na Serra
Os chinelos da Soama estão de volta
Grupo traz espetáculo de teatro com acessibilidade a Bento Gonçalves e Caxias do Sul

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros