Espetáculo "[Diz] Farsa" será apresentado neste sábado, em Caxias do Sul - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Artes cênicas29/03/2019 | 08h00Atualizada em 29/03/2019 | 08h00

Espetáculo "[Diz] Farsa" será apresentado neste sábado, em Caxias do Sul

Apresentação gratuita do grupo A Gangorra será na Praça Dante Alighieri, a partir das 16h

Espetáculo "[Diz] Farsa" será apresentado neste sábado, em Caxias do Sul Adriano Richardi/Divulgação
Grupo se inspira em movimento teatral dos anos 1950 Foto: Adriano Richardi / Divulgação

Desde 2011, o grupo teatral caxiense A Gangorra celebra o Dia Internacional do Teatro com uma apresentação gratuita e a céu aberto e uma peça preparada especialmente para a data. Como mote, escolhem temas que possam não apenas divertir, mas também provocar. Este ano, não será diferente. 

Com a montagem [Diz] Farsa, os caxienses levarão à Praça Dante Alighieri, neste sábado, uma reflexão sobre a enxurrada de informações a que somos submetidos diariamente, cabendo a nós discernir – ou seria escolher? – no que acreditar. 

Em uma espécie de jogo com a plateia, que se desenrola num cenário que remete a um estúdio de televisão, três personagens irão transmitir notícias sorteadas pelo público – convidado a retirar placas com números e letras correspondentes a cada personagem e a notícia a ser passada. Caberá à audiência decidir se acredita ou não, através de uma votação em cédulas. Um dos criadores do espetáculo, o ator Miguel Beltrami destaca que a montagem pretende ir além da crítica às fake news (notícias falsas), mas também dos limites da interpretação nestes tempos em que cada pessoa consome a verdade que quer.

– Além de confundir, notícia falsa é algo que enche o saco das pessoas, que não sabem mais no que acreditar. E, geralmente, se trata de espalhar boato que afetam negativamente o dia a dia.  Nós acreditamos que uma hora e meia de espetáculo é um tempo tão precioso, que gostaríamos de tocar a consciência das pessoas, para que saiam com algo para pensar a respeito – comenta o ator.

Beltrami também explica que há uma influência do teatro do absurdo, movimento surgido na França nos anos 1950/1960, que desvincula a criação teatral de qualquer pretensão de realismo, seja na abordagem dos temas ou nas caracterizações das personagens.

–  Levaremos à praça três personagens idosos, mas não para que o público pense que somos velhos, e sim para que vejam pessoas mostradas como absurdamente velhas. Cada personagem tem a sua personalidade e peculiaridade na forma de se expressar...um deles se expressa cantando, por exemplo. Nós nos divertimos muito nos ensaios e estamos com aquela boa ansiedade quanto à resposta do público. Mas vale ressaltar que, embora haja o elemento cômico, não é um espetáculo de comédia – comenta Beltrami. 

Além do próprio Beltrami, o elenco de [Diz] Farsa conta com Alexsander Carniel e Vanessa Andreolla. Em caso de chuva, a apresentação será transferida para o próximo sábado (6 de abril), no mesmo horário.

Programe-se
O quê
: Peça [Diz] Farsa, do grupo A Gangorra
Quando: sábado (30), às 16h (duração: 1h30min)
Onde: Praça Dante Alighieri, em Caxias do Sul
Quanto: entrada gratuita

Leia também
Iniciativa Hip Hop nas Escolas volta no dia 1º de abril
Dumbo estrela novidades  lançadas pela editora caxiense Culturama
Jantar arrecada verbas para o Instituto de Leitura Quindim
Rejane Rech lança coletânea de contos neste sábado, em Caxias 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros