Frei Jaime: pequenos instantes - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião13/12/2018 | 06h00Atualizada em 13/12/2018 | 06h00

Frei Jaime: pequenos instantes

A intensidade é o grande diferencial de todos aqueles que descobrem o sentido do viver

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! Amanhece um novo dia: 5ª feira, dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, a padroeira dos olhos! Que Deus nos dê uma boa visão física, mas também que possamos enxergar com o olhar do coração, aquilo que os olhos não captam... Vamos em frente! O Natal está próximo! Alegria! Fé! 

"O melhor da vida é quando encontramos pessoas que sabem fazer de pequenos instantes grandes momentos."

Leia mais
Frei Jaime: acender luzes
Frei Jaime: olhar nos olhos

A intensidade é o grande diferencial de todos aqueles que descobrem o sentido do viver. Viver intensamente é não perder tempo, não deixar nada para depois, estar inteiramente presente em cada instante. As pessoas ficam pouco tempo no hoje, a maior parte está no ontem ou no amanhã. Quem desenvolve a sensibilidade consegue ver detalhes, é capaz de ler o que não ainda não foi escrito, capta o contexto dos textos, experimenta o infinito em tudo o que é finito. A preocupação com a quantidade de tempo pode reduzir a intensidade presente em cada momento. 

Em algumas situações, o tempo é relativo se existir realmente uma significativa capacidade de saborear instantes, que provavelmente não retornam. Algumas pessoas são exemplares quando se trata de vivenciar com profundidade aqueles instantes, que carregam consigo a tonalidade da eternidade. Se os momentos podem ser intensos, existem também pessoas que simplesmente, sem nenhum esforço, são intensas, pois colocam alma em tudo o que fazem. A intensidade está intimamente ligada à humildade e à espiritualidade. Quem cultiva valores profundamente humanos é capaz de fazer um grande banquete, tendo à mesa apenas pão e água. A questão da quantidade perpassa o todo da vida: é necessário ter bastante, dispor de muito tempo, sonhar com muitas coisas. 

Se não houver um freio, os limites são extrapolados e a insatisfação acaba se instalando. O mundo está em movimento, a pressa, em algumas situações, rouba até o bom senso. Estar plenamente presente em cada momento da vida é dar conteúdo às buscas mais profundas e provar continuamente aquela alegria que brota de um coração satisfeito e feliz. Que todos possam conviver com pessoas que sabem e ensinam como ser verdadeiramente intensos, para além da quantidade de tempo. 

Bênçãos! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraços!    

Leia também
Bento Gonçalves ganha sessão comentada do filme "Tinta Bruta" 
Orquestras de Carlos Barbosa, Veranópolis e Faria Lemos se unem para concertos natalinos 

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros