Frei Jaime: dar e receber - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Opinião19/11/2018 | 07h00Atualizada em 19/11/2018 | 07h00

Frei Jaime: dar e receber

O aprendizado é parte essencial, quando o desejo é crescer, desenvolver-se

Frei Jaime Bettega
Frei Jaime Bettega

jaime@ofmcaprs.org.br

Bom Dia! O amanhecer é sempre dinâmico e determinante... Começar bem é meio caminho andado... Abramos nosso coração para acolher a 2ª feira que chega, a nova semana que inicia... Dia da Bandeira: cantávamos o hino e hasteávamos a bandeira... Saudades... 

"Na vida é preciso saber oferecer o que você quer receber."

O aprendizado é parte essencial, quando o desejo é crescer, desenvolver-se, assimilar e alcançar a realização. Tudo passa querer de aprender: os movimentos, os primeiros passos, a fala e até a busca pela felicidade. A partir do primeiro contato direto com o oxigênio até o último suspiro, a vida é repleta de oportunidades. A capacidade de absorver informações e construir aprendizagem é ilimitada. O desejo de aprender, no entanto, é uma decisão, uma escolha. A curiosidade, no sentido construtivo, é responsável por ampliar os horizontes e assimilar o que jamais foi pensado ou sonhado até então. O cérebro deveria estar sempre num movimento que equilibrasse as buscas horizontais e verticais. 

De fato, a vida é encantadora, mas necessita de um sincero e estratégico direcionamento. Razão e emoção não podem se distanciar e nem permitir a presença da concorrência entre ambas. O equilíbrio, nem sempre priorizado, constrói serenidade e favorece as melhores decisões. Dar e receber são trocas que a própria vida se encarrega de proporcionar. Muitas pessoas ofertam pouco ou nada, mas são exigentes na hora de receber. A esperteza tem atrapalhado a felicidade: inúmeros casos demonstram os estragos que a falta de ética faz acontecer. Tentar levar vantagem em tudo, não é uma atitude coerente. 

O risco é o esvaziamento, a perda da confiança e a possibilidade de encontrar-se com a solidão, lá adiante. Para ter consciência e clareza de estar oferecendo o melhor, basta imaginar o que cada um gostaria de receber. É impossível almejar um retorno abundante, se a doação foi escassa. As trocas precisam ser sustentadas pela equidade. Como é feliz a vida de quem sabe oferecer, sem nada esperar. O amor, com toda sua criatividade, se encarrega da devolução. 

Bênção! Paz & Bem! Santa Alegria! Abraço!    

Leia também
Festival de Terror Japonês exibe clássicos em salas de todo país
Saiba cuidar das mini árvores
Além dos mais de 70 shows, confira o que fazer e assistir no Mississippi Delta Blues Festival, que inicia quinta-feira
3por4: iniciativa solidária Brechó Chicão comemora marca de 20 mil castrações realizadas

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros