Feira do Livro movimenta comunidade de Forqueta neste fim de semana, em Caxias - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Literatura09/11/2018 | 08h00Atualizada em 09/11/2018 | 08h00

Feira do Livro movimenta comunidade de Forqueta neste fim de semana, em Caxias

Frei Jaime Bettega é o patrono da segunda edição do evento

Feira do Livro movimenta comunidade de Forqueta neste fim de semana, em Caxias Divulgação/
Na primeira edição, em 2017, atividades da Feira do Livro de Forqueta ocorreram ao ar livre Foto: Divulgação

Reafirmando o espírito cultural que envolve o bairro caxiense de Forqueta, a 2ª Feira do Livro da localidade distante aproximadamente 11 quilômetros do Centro promete atrair os apreciadores da literatura de hoje a domingo. Instaladas no salão paroquial, cinco bancas comercializarão seus produtos no mesmo ambiente em que estudantes das escolas do bairro farão apresentações teatrais relacionadas a obras literárias. Também haverá shows e sessões de autógrafos de autores locais.

— Forqueta é um bairro um pouco mais distante do centro e com uma grande riqueza cultural. Surgiu, então, esse anseio de fazer com que Forqueta fosse mais movimentada nessa área, não só com um evento, mas como um projeto. Levamos oficinas para as escolas e criamos um concurso literário com o tema "conto" entre as quatro instituições de ensino localizadas bairro: duas municipais, sendo uma de Caxias do Sul e outra de Farroupilha, uma estadual e uma particular — afirma Dagoberto Júnior, presidente da associação de moradores e produtor cultural.

A adesão ao concurso foi positiva que as inscrições deste ano, mais de 200, superaram o número de trabalhos do ano passado, quando concorreram 104 trabalhos. A premiação será amanhã, às 10h.

Também nesta edição será inaugurada a Biblioteca Itinerante, construída em cima de um reboque e cuja forma lembra a Escola de Ensino Médio do bairro, José Generosi.

Patrono desta edição, o frei Jaime Bettega elogia a iniciativa dos moradores em realizar a Feira.

— A primeira palavra é gratidão e admiração pela força de uma comunidade sem recurso para fazer uma feira do livro num bairro. Uma iniciativa louvável. Sinaliza o amor ao conhecimento e a valorização daquilo que é próprio da comunidade. Ser patrono é estreitar laços, fortalecer amizades e reconhecer o valor dos pequenos gestos que se tornam concretos que nascem quando as pessoas se encontram e pensam o melhor para todos — salienta o religioso, que na tarde de domingo receberá homenagem e autografará suas obras.

SERVIÇO
O quê:
2ª Feira do Livro de Forqueta.
Quando: abertura oficial hoje, às 19h. Amanhã e domingo, das 9h às 19h a domingo.
Onde: Salão Paroquial de Forqueta, ao lado da Igreja Santo Antônio, na praça central do bairro.
Quanto: entrada franca. Sugere-se a doação de doces para Festa de Natal ou materiais de higiene, roupas e brinquedos para o Lar Resgate da Misericórdia.

Leia também:
Saiba quais são as duas novas atrações divulgadas da Festa da Uva de 2019
Longa alemão "Os Invisíveis" remonta memórias do Holocausto
3por4: BBQ Alligator terá mais de 300 quilos de carne neste sábado, em Caxias

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros