Memória: Momentos efervescentes de Zico Zugno - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Aventuras03/10/2017 | 08h52Atualizada em 03/10/2017 | 08h52

Memória: Momentos efervescentes de Zico Zugno

Devoto da natureza, talvez por influência de seu pai, José Zugno publicou no livro algumas das inúmeras imagens registradas nas suas incursões pelo mundo. 

Memória: Momentos efervescentes de Zico Zugno Roni Rigon/Agencia RBS
Livro do caxiense revisa a dimensão aventureira de uma geração de amigos Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O livro Pescador de Aventuras foi inspirado pela intensidade de momentos reais e inesquecíveis do professor Zico Zugno, 61 anos. 

As impressionantes narrativas surgem na efervescência de sua juventude, onde a disposição em conhecer lugares e viajar com amigos resultou numa obra literária diferenciada e de agradável leitura, bem como o propósito de resgatar referências de veraneios na praia de Torres, passeios de moto nos cânions de Itaimbezinho e Fortaleza, em Cambará do Sul, e no Pantanal Mato-Grossense, sempre acompanhado por uma turma de amigos caxienses.

Devoto da natureza, talvez por influência de seu pai, José Zugno, que desenvolveu vários projetos na área ambiental, o escritor publicou no livro algumas das inúmeras imagens registradas nas suas incursões pelo mundo. Mergulhos em Fernando de Noronha e viagens à Europa, já na fase adulta, exprimem um estilo de vida associado à interação permanente com lugares fascinantes do planeta.

O livro de Zico possui uma delimitação técnica. Mas, ao ler suas aventuras, faz lembrar de tempos e pessoas maravilhosas que viveram em Caxias do Sul. Zico era amigo de Dirceu Corsetti no Colégio do Carmo e nas pescarias em Torres. Dirceu, que representou a cidade nas competições de paraquedismo pelo país, morreu num acidente de avião, em fevereiro de 1981. Nas buscas do avião, perdido nas proximidades do Itaimbezinho, Zico e  dois amigos localizaram as vítimas.

Nas relações de amizade de Zico também aparece o saudoso Álvaro Franzoi. Reconhecido pela genialidade em construir ultraleves, Franzoi, juntamente com Marciano Tonet, foi quem construiu a primeira rampa no Ninho das Águias, para voar com asa delta nos anos 1980. 

Álvaro Franzoi nas trilhas de moto

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIl (01/10/2017). Zico Zugno escreveu o livro Pescador de Aventuras, obra que reproduz momentos de sua vida na juventude. NA FOTO, MARIO MARCON, ALVARO FRANZOI, SYSSI PUCCINELLI E ZICO ZUGNO NA SERRA DO FAXINAL. (Roni Rigon/Pioneiro).
Neco e Zico Zugno e Dirceu Corsetti exibem um Burriquete capturado em TorresFoto: Reprodução / Divulgação

Álvaro Franzoi é lembrado pela sua paixão por voos de asa delta e ultra leve, bem como sendo construtor destes equipamentos. 

O livro de Zico Zugno revela que Franzoi também dividiu seu tempo com passeios de moto pelas estradas dos Campos de Cima da Serra. 

Na imagem abaixo percebe-se Mário Marcon, Álvaro Franzoi, Syssi Puccinelli e Zico no cenário da Serra do Faxinal, em abril de 1983. A riqueza das amizades da turma de Zico demonstra um tempo saudoso em que os valores familiares norteavam viagens recreativas de final de semana e feriados. 

Dirceu Corsetti na praia de Torres

 CAXIAS DO SUL, RS, BRASIl (01/10/2017). Zico Zugno escreveu o livro Pescador de Aventuras, obra que reproduz momentos de sua vida na juventude. NA FOTO, NECO ZUGNO, COM UM BURRIQUETE,  ZICO ZUGNO E DIRCEU CORSETTI, EM TORRES (Roni Rigon/Pioneiro).
O grupo de amigos de Zico Zugno viviam nos Cânions de Cambará do SulFoto: Reprodução / Divulgação

Formado em Engenharia Elétrica e Eletrônica, pela UFRGS, Zico Zugno evidenciou-se profissionalmente na Engemaq e como professor na Universidade do Paraná e na Mecatrônica local.

Da sua adolescência, destaca-se o veraneio em Torres. Na imagem acima, de  fevereiro de 1979, percebe-se Neco Zugno, Zico e Dirceu Corsetti. Zico recorda que os peixes eram entregues para serem preparados na cozinha do Hotel Sartori. Este hotel foi fundado pelo caxiense Guerino Sartori. Dirceu era neto de Guerino e possuía casa na Praia da Cal. Zico ficou amigo de Dirceu no período em que estudava no Colégio do Carmo. 

Confira outras publicações da coluna Memória

Leia antigos conteúdos do blog Memória 


 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros