Décima gaúcha a conquistar o título de Miss Brasil era conhecida pela simpatia e tranquilidade - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

Trajetória 29/06/2016 | 15h54Atualizada em 29/06/2016 | 16h01

Décima gaúcha a conquistar o título de Miss Brasil era conhecida pela simpatia e tranquilidade

Gramadense de 31 anos era apegada à família e, quando conquistou a coroa, não desejava passar muito tempo longe da terra natal

Zero Hora
Zero Hora

A morte da Miss Brasil 2004, Fabiane Niclotti, surpreendeu os gaúchos nesta quarta-feira. Por ser considerada uma jovem alegre e que esbanjava simpatia, familiares e amigos da Miss Rio Grande do Sul 2003 ainda não conseguem entender os motivos de sua partida.

Foi com os olhos tranquilos, cor de esmeralda, cabelos negros e elegância natural que a gramadense, na época com 19 anos, conquistou os jurados. A jovem marcou a história do concurso ao tornar-se a décima gaúcha a levar o título nacional.

Leia mais
"Em nenhum momento ela se mostrava ansiosa ou depressiva", afirma missólogo de Fabiane
"Estamos com as mãos amarradas", diz pai da miss
"Perdemos uma menina espetacular", diz prefeito de Gramado

Pesando 66kg, com 1m82cm de altura, a então estudante de auxiliar de enfermagem foi convidada a representar a cidade através de uma foto no site da casa noturna em que trabalhava como garçonete. Na época, Fabiane também era gerente de uma loja durante o dia.

Na disputa nacional, Fabiane foi apontada como uma das favoritas à coroa e ficou entre as 10 finalistas pela votação do público. A gaúcha não demonstrou nervosismo durante as entrevistas.

– Vou encarar o concurso como uma brincadeira, como eu fiz até agora, para não ficar muito nervosa. Se vencer, melhor. Mas jamais vou deixar de ser eu mesma – disse a Miss Brasil pouco antes do concurso ir ao ar.

Na entrevista ao vivo durante o programa, a cantora Wanessa Camargo, uma das juradas, perguntou à Fabiane o que a emocionava na enfermagem.

– A parte que mais me toca é a maternidade, o nascimento de uma criança, pois tenho verdadeira paixão pela vida – respondeu.

Em entrevista ao caderno Donna de ZH logo após vencer o concurso, a gaúcha falou sobre o desejo de voltar ao curso de auxiliar de enfermagem após cumprir suas obrigações como miss. Na entrevista, Fabiane também revelou que nunca havia pensado em ser modelo, principalmente por ser apegada à família e à cidade.

— Ainda moro com os meus pais e não me imagino longe deles.

Na mesma entrevista, Fabiane também falou sobre a mudança para o Rio de Janeiro, um dos compromissos assumidos enquanto Miss Brasil. 

— Fico no Rio para divulgar melhor o concurso e, em 2005, posso voltar para casa. Além disso, sempre que puder, a minha mãe estará comigo. Já como modelo, viajando pelo mundo, ela não poderia me acompanhar. De todos os problemas que eu possa vir a enfrentar, a solidão é o que mais me complica — disse em 2004 Fabiane, que demonstrava grande carinho por Gramado:

— Tenho o maior orgulho da minha cidade, eles estão me prestigiando desde que eu fui escolhida Miss Rio Grande do Sul, quando passei a trabalhar na Secretaria Municipal de Turismo. As pessoas rezavam por mim. Não me importo de viajar desde que eu saiba que posso voltar para Gramado.

Na disputa do Miss Universo, em 1º de junho de 2004, realizada em Quito, a gaúcha não conseguiu o título. 

Em 2010, Fabiane foi apresentadora do concurso Miss Brasil, transmitido pela televisão. A jovem também trabalhou na Secretaria de Turismo de Gramado por cerca de três meses, em 2011. Segundo o prefeito, Nestor Tissot, ela era filiada ao PMDB e integrava a equipe que busca divulgar a cidade para todo o Brasil.

Segundo o pai de Fabiane, Ivo Niclotti, 68 anos, atualmente a filha estava muito envolvida com os estudos — ela cursava Direito — e com o novo trabalho, já que ela começaria a atuar na área jurídica da prefeitura de Gramado. Além disso, Fabiane estava levando os pertences aos poucos para morar com a mãe.

A miss será velada na capela mortuária da localidade de Furna, a partir da tarde desta quarta-feira. O sepultamento será no cemitério da localidade, mas o horário não estava definido até as 11h30min desta quarta-feira.

Leia as últimas notícias

*Zero Hora

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros