Semana começa com sol e chuva no Rio Grande do Sul - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

15/08/2011 | 06h33Atualizada em 15/08/2011 | 10h54

Semana começa com sol e chuva no Rio Grande do Sul

Tempo muda nos próximos dias: confira a previsão até o final de semana

Semana começa com sol e chuva no Rio Grande do Sul Thamires Tancredi/
Dia começou nublado na Capital Foto: Thamires Tancredi

Depois da mudança do clima no final de semana, a segunda-feira começa com pancadas de chuva e trovoadas sobre o sul, leste e norte do Rio Grande do Sul. Os ventos sopram do quadrante norte com intensidade, empurrando a instabilidade em direção ao Uruguai, num padrão típico de frente quente.

Com isso, a semana começa com boas aberturas de sol e abafamento em todo o norte do Rio Grande do Sul, enquanto do centro ao sul do Estado as nuvens aumentam e chove a qualquer hora do dia, com previsão de menor variação de temperatura já que o sol não aparece por lá.

Apesar da elevada quantidade de descargas elétricas, as chuvas da madrugada foram fracas e os maiores acumulados chegaram somente a 5,4mm em Rio Pardo e 5,2mm em Tramandaí, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), até o início da manhã. No oeste do Rio Grande do Sul, o tempo encontra-se seco, porém bastante nublado.

 Como está o tempo em sua cidade? Envie fotos

A madrugada foi abafada em boa parte do Estado, com mínimas de 16,4°C em Santo Augusto e 16,3°C em Frederico Westphalen. A menor temperatura registrada hoje no RS foi 5,4ºC em Cambará do Sul. Em Porto Alegre a mínima ficou em 12,7°C e choveu fraco durante a madrugada.

Os gaúchos ainda vão enfrentar muita variação do clima esta semana, que começa abafada e termina com uma nova onda de frio, com risco de geada e temperaturas que podem ficar abaixo de 0ºC. Entre uma coisa e outra, ainda há possibilidade de temporais. Confira a previsão dia-a-dia da meteorologista Estael Sias e veja também dicas para enfrentar a semana com previsão de calor, chuva e frio evitando prejuízos para a saúde. 


Terça-feira:

Os ventos sopram com intensidade do quadrante norte/noroeste garantindo uma madrugada e amanhecer de abafamento e rajadas de vento moderadas a fortes pelo Estado. A instabilidade que segue presente no sul do Estado dá origem a um sistema de baixa pressão atmosférica que intensificará a chuva em áreas da Campanha, Zona Sul e Litoral Sul com risco de grandes acumulados de precipitação em algumas áreas. Nas demais regiões do Estado o sol predomina ao longo do dia, com risco de pancadas de chuva à noite, sobretudo, do centro ao leste/nordeste do Estado. Não se descarta a ocorrência de temporais isolados nessas áreas.


Quarta-feira:

O sistema de baixa pressão atmosférica se afasta para o mar permitindo que uma massa de ar mais seco chegue ao Estado, favorecendo o retorno do sol e o frio do amanhecer. Ainda poderá chover entre a madrugada e amanhecer em áreas da metade leste do Estado, mas grande parte do dia será de sol. As menores temperaturas irão ocorrer entre a Fronteira Oeste e Campanha com mínimas em torno de 7°C, porém à tarde volta a circular o vento norte provocando novo aquecimento com máxima próxima de 25°C no noroeste do Estado.


Quinta-feira:

Uma nova e intensa área de instabilidade se forma entre o nordeste da Argentina e sul do Paraguai e rapidamente avança em direção ao RS provocando novos temporais pelo Estado a partir do Oeste. Há risco de chuva intensa acompanhada de vendavais e granizo. Com ainda irá circular o vento norte, a sensação de abafamento será grande mesmo com a presença da chuva.


Sexta-feira e fim de semana:

A instabilidade da quinta-feira dará origem a uma frente fria que ainda na sexta-feira provoca chuva forte em áreas do norte do Estado com gradativas melhorias a partir da fronteira com o Uruguai. Ao longo do fim de semana uma massa de ar polar chega ao Estado limpando o tempo e provocando frio intenso em todas as regiões. As temperaturas irão ficar abaixo de 0ºC novamente em vários pontos.

> Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS
> Acesse o blog da Central RBS de Meteorologia 

ZERO HORA

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros