Morre o ex-prefeito de Caxias do Sul Mario David Vanin - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

14/08/2011 | 10h10Atualizada em 02/09/2011 | 15h18

Morre o ex-prefeito de Caxias do Sul Mario David Vanin

Vanin sofreu um infarto e morreu nesta madrugada no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre

Morre o ex-prefeito de Caxias do Sul Mario David Vanin Roni Rigon/
O corpo do político será velado na Câmara de Vereadores da cidade Foto: Roni Rigon
Vania Marta Espeiorin

vania.espeiorin@pioneiro.com

O ex-prefeito de Caxias do Sul Mario David Vanin, 69 anos, morreu na madrugada deste domingo vítima de um infarto. Ele estava internado no Hospital Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde fazia tratamento de saúde.

O corpo do ex-prefeito será velado no plenário da Câmara de Vereadores de Caxias. O velório estava previsto para se iniciar as 13h30min deste domingo. Devido à documentação necessária para o translado do corpo de Porto Alegre para Caxias, a família informa que a previsão de início do velório foi alterada para as 18h.

Também segundo os familiares, o corpo do ex-prefeito não será mais cremado, como havia sido divulgado. Será sepultado às 15h desta segunda-feira, no Cemitério Parque, em Caxias do Sul.

O irmão do ex-prefeito, o advogado José Carlos Vanin, conta que Mario estava na Capital gaúcha preparando-se para uma cirurgia de tiroide, mas antes tinha de esperar a diabete ficar controlada. A informação sobre o infarto e consequente morte do ex-prefeito chegou com um pouco de surpresa, embora ele já tratasse de problemas cardíacos.

José Carlos, que já foi secretário geral do município, elogia a trajetória de vida do irmão, destacando sua atuação política e sua permanente busca por melhor infraestrutura para Caxias.

— O Mario seguiu o pedido da mãe (Erica Aumond Vanin, já falecida), que sempre nos orientou a fazer as coisas direito. Ele se esforçou para fazer isso e, como administrador de Caxias, cumpriu metas importantes na área da infraestrutura, como o viaduto no bairro Lourdes e a adutora da Bento, que levou água para a região leste da cidade — ressalta.

O irmão também destaca a forte atuação e o carinho que Mario Vanin tinha pela Festa da Uva. O ex-prefeito presidiu a empresa por duas vezes, entre 1983 e 1987. Também comandou a Comissão Comunitária em duas edições da festa: 1984 e 1986.  

— A Festa da Uva estava um pouco desacreditada e penso que o Mario conseguiu resgatá-la, a partir das ações que desenvolveu — frisa.

Vanin era filiado ao PP e foi vereador (1969 a 1972), vice-prefeito (de 1973 a 1974; 1989-1992) e prefeito de Caxias do Sul (1975 a 1976; 1993 a 1996). Também atuou no município em diversos outros cargos públicos e comunitários. Formado em Direito, foi professor na Universidade de Caxias do Sul (UCS) por vários anos.

Vanin nasceu na Linha Zambicari, em São Marcos, quando o território ainda pertencia a Caxias do Sul como 2º distrito. O ex-prefeito deixa a mulher, Vera, os filhos Simone, Rachel e Thiago, e netos.

Na sexta-feira (2 de setembro de 2011), uma nova versão apontou suicídio como causa da morte.

O PIONEIRO

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
Imprimir
clicRBS
Nova busca - outros