Chuva forte deve voltar ao Estado a partir de terça-feira - Pioneiro

Vers?o mobile

 
 

14/08/2011 | 12h32

Chuva forte deve voltar ao Estado a partir de terça-feira

Possibilidade de temporais, desta vez, é no sul do RS

A semana começou com tempo instável e sensação de frio em grande parte do Rio Grande do Sul. Neste domingo do Dia dos Pais, a mínima no Estado pela manhã chegou a 4,3ºC em Bagé, com sensação térmica próxima de 0ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Em Porto Alegre o dia começou com temperatura na casa dos 13ºC. As pancadas de chuva esparsas se espalham por praticamente todo o Estado, com exceção da região da fronteira com o Uruguai.

 Como está o tempo em sua cidade? Envie fotos

No lugar das frentes frias, nesta semana é uma frente quente que atua no RS e empurra a chuva para a Metade Sul. Amanhã a precipitação deve ser contínua e fraca, mas entre terça e quarta-feira há risco de temporais no Sul, na Campanha e na Fronteira Oeste, informa a meteorologista Estael Sias, da Central RBS.

Segundo previsão da Somar, entre terça e quarta-feira a formação de um ciclone extratropical sobre o Uruguai deve provocar ventos acima de 90km/h no RS. Além disso, o sistema faz as temperaturas ficarem abaixo dos 20ºC no Sul e há risco de queda de granizo. Em apenas um dia pode chover o equivalente à média de chuva em uma semana na região, ainda que os maiores temporais sejam esperados no país vizinho.

Enquanto isso no norte o sol predomina e volta o veranico: deve fazer calor na Serra, no Planalto, no Alto Uruguai e na Região Metropolitana, com temperaturas em torno de 30ºC mais uma vez, como ocorreu na semana passada.

— A população dos vales, da Serra, que estava preocupada com a previsão de mais uma semana chuvosa pode ficar mais tranquila pelo menos até a metade da semana — diz Estael.

No Litoral, o ciclone extratropical não vai influenciar muito o oceano, que fica com ondas em torno do 1,3m. Porém, deve ocorrer ventania em toda a costa gaúcha. O vento sustentado (que sopra de forma constante) fica em torno dos 25km/h, mas as rajadas, especialmente no Litoral Sul, podem passar dos 90km/h.


Previsão para daqui a três dias

Apesar de ser responsável por fortes temporais na terça-feira, o ciclone extratropícal se afasta muito rapidamente na quarta e, com isso o dia termina sem chuva forte no Rio Grande do Sul. Mesmo assim, o alerta continua para a manhã e para a tarde, desta vez principalmente na Metade Norte.

Além disso, a trégua vai durar bem pouco, pois já na madrugada de quinta-feira está prevista a formação de um Complexo Convectivo de Mesoescala (instabilidades associadas a ventos úmidos vindos da Amazônia, junto com um centro de baixa pressão) que volta a provocar chuva forte com potencial para transtornos no Rio Grande do Sul.

Em Porto Alegre, apesar da temperatura subir bastante nos dois primeiros dias da semana, ela volta a cair na quarta-feira por causa da chuva e das poucas aberturas de sol. A máxima não deve passar dos 23°C à tarde.


>>> Vídeos: confira a previsão do tempo para este domingo com Estael Sias e o comentário de Cléo Kuhn sobre o clima neste final de semana:





> Acompanhe as estações meteorológicas do Grupo RBS
> Acesse o blog da Central RBS de Meteorologia 

ZERO HORA

 
 
 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros