Versão mobile

10/05/2011 | 06h30

Projeto Trabalho 10, em Caxias do Sul, oferece qualificação profissional

Interessados já podem se inscrever para as turmas de julho

Enviar para um amigo
Projeto Trabalho 10, em Caxias do Sul, oferece qualificação profissional Ricardo Wolffenbüttel/
Algemir Cardoso fez o curso de LID e Metrologia porque queria voltar ao ramo de medição Foto: Ricardo Wolffenbüttel

Quem deseja entrar no mercado de trabalho, formal ou informal, tem uma boa chance de profissionalização, em Caxias do Sul. O Trabalho 10 — Cidadania com Responsabilidade, projeto que oferece qualificação gratuita, está com inscrições abertas para turmas de julho a setembro. Por meio desse projeto, 8 mil pessoas conseguiram uma profissão, sendo que 225 delas se formaram na 23ª turma, no último dia 29.

Os cursos do Trabalho 10 são oferecidos em etapas que se estendem por três meses. A cada ano, são realizadas quatro etapas. As qualificações geralmente oferecidas são Leitura e Interpretação de Desenho (LID) e Metrologia, informática básica, cabeleireiro, manicure/pedicure, confeitaria e panificação e auxiliar administrativo. Mas a oferta varia de acordo com as demandas do mercado.

— Já tivemos cursos de garçom, zelador e camareiro. Em todas as etapas, o mais procurado é sempre o de Lid/Metrologia — diz o coordenador do projeto, o empresário caxiense Mauro Manenti.

Manenti ressalta que, embora 75% das pessoas que procuram o programa sejam desempregadas, ele também é voltado para quem já trabalha.

— Quem está trabalhando precisa fazer cursos para se manter no emprego e, às vezes, a pessoa não consegue pagar um curso com o salário que recebe — destaca Manenti, que coordena voluntariamente o projeto.

Tentar se manter no mercado foi o que fez o auxiliar de usinagem Algemir Cardoso, 45. Ele fez o curso de LID e Metrologia porque queria voltar ao ramo de medição.

— Eu estava trabalhando em outra área e não conseguia mais emprego na medição porque não tinha o curso — relata.

Cerca de dois meses depois de concluir a especialização, na metade do ano passado, Cardoso foi contratado por uma empresa de cortes de peças e chapas de plástico. A oportunidade surgiu devido às parcerias que empreendimentos da cidade firmam com o Trabalho 10 na busca por profissionais.

O programa é mantido pela prefeitura de Caxias, por meio da Fundação de Assistência Social (FAS), Irmãs do Imaculado Coração de Maria, Irmãs Murialdinas, Sindicato dos Restaurantes Empresariais, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Alimentação, Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos e Banco do Brasil.


SERVIÇO

— O Trabalho 10 fica na Rua Andrade Neves, 552, Centro.
— *Os cursos são ministrados nos turnos manhã, tarde e noite.
— A idade mínima para a realização dos cursos varia de 16 a 18 anos. Não há idade limite.
— A próxima etapa começará em julho e seguirá até setembro.
— Contato: (54) 3901.1506
* Os cursos de alimentação são realizados em entidades parceiras do programa.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comIngressos para show da Beatles 4 Ever em Caxias estão à venda http://t.co/tDVuL4H25y Foto: Adriana Macedo / dvg http://t.co/MZQI9pUSCahá 14 minutosRetweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPeça 'Fala Comigo Doce Como a Chuva' estreia domingo em Caxias http://t.co/QOXZ0vCMRb Foto: Amanda Rodrigues / Dvg http://t.co/Wd6ynMLj4khá 44 minutosRetweet
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros