Produto químico pode ter causado morte de peixes - Pioneiro

Versão mobile

10/11/2010 | 15h59

Produto químico pode ter causado morte de peixes

Milhares de peixes foram encontrados mortos nesta quarta-feira em São Leopoldo

Produto químico pode ter causado morte de peixes Miro de Souza/
Despejo pode ter acontecido nas proximidades do Arroio Luiz Rau, em Novo Hamburgo Foto: Miro de Souza

As primeiras análises feitas nesta quarta-feira no Rio dos Sinos levaram a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) a acreditar que uma carga de produtos químicos pode ter sido despejada no rio. Milhares de peixes foram encontrados mortos esta manhã em São Leopoldo, no Vale dos Sinos. De acordo com a Defesa Civil, a estimativa é de que cerca de 10 mil peixes morreram na região entre São Leopoldo e Novo Hamburgo.

— Pelas manchas de hemorragia apresentadas pelos peixes dá para constatar que eles não morreram por asfixia, e sim pelo contato com algum produto químico. Podemos perceber também que a mortandade não seguiu, tanto que pararam de aparecer animais mortos — explicou a bióloga da Fepam Cleonice Kazmirczak.

Ainda conforme a bióloga, o despejo pode ter acontecido nas proximidades do Arroio Luiz Rau, também conhecido como Arroio Preto, em Novo Hamburgo. 

— Percebemos que a mortandade de peixes iniciou naquela região — afirma Cleonice.

Durante todo o dia, técnicos da Fepam e da Secretaria do Meio Ambiente de São Leopoldo estão vistoriando a área com barcos e um helicóptero.

— Estamos tentando identificar algum vestígio de onde aconteceu esse despejo — relatou a bióloga. Animais mortos foram recolhidos para uma análise.

ZERO HORA

Notícias Relacionadas

10/11/2010 | 12h45

Peixes são encontrados mortos no Rio dos Sinos

Técnicos analisam amostras da água para identificar as causas da mortandade

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros