Caxienses aproveitam feriado para organizar acampamento da Semana Farroupilha - Pioneiro

Versão mobile

07/09/2010 | 18h55

Caxienses aproveitam feriado para organizar acampamento da Semana Farroupilha

Programação será aberta à comunidade a partir desta quinta-feira, no Parque da Festa da Uva

Caxienses aproveitam feriado para organizar acampamento da Semana Farroupilha Ricardo Wolffenbüttel/
Pelo menos 200 mil pessoas são esperadas para as comemorações da Semana Farroupilha Foto: Ricardo Wolffenbüttel
Vania Marta Espeiorin

vania.espeiorin@pioneiro.com

O feriado de Sete de Setembro serviu para diversos tradicionalistas levarem os apetrechos para o Parque da Festa da Uva e organizar os lotes do acampamento gaúcho.

Oficialmente a Semana Farroupilha se inicia às 11h45min do próximo sábado, mas desde o meio-dia desta quinta-feira a comunidade poderá se deslocar aos pavilhões e começar a curtir as atividades programadas.

Nesta terça-feira, na área verde do parque, em meio ao som de marteladas e de música gaúcha, o motorista Bráulio Boaventura Reis, 35 anos, construía uma casa de madeira que se transformará no Galpão da Nelva. 

— É uma homenagem à minha namorada, que felizmente conheci aqui, durante a Semana Farroupilha do ano passado — conta o motorista.

Nelva Viziolli, 24, diz que ela e Reis gostam do tradicionalismo e costumam frequentar rodeios. Ela percebe que o clima nesses espaços é de vizinhança. E é mesmo necessário esforço coletivo para montar barracas, manuseando lonas, estacas de ferro e cordas.

Os animais também já são vistos pelo acampamento. A égua Tubi, de propriedade do encanador José Monfron, 64, vai disputar provas de laço e rédea. Segundo Monfron, dos 19 campeonatos de rédea que já participou, Tubi venceu 17. Conforme o presidente da Semana Farroupilha 2010, Adiló Didomenico, as provas campeiras se iniciam na sexta-feira à tarde.

Os lotes para acampar já estão comercializados e só há alguns de reserva técnica a quem vem de fora. No pavilhão 2, ficarão os estandes de comércio (alimentação e produtos) e de shows. Já o pavilhão 1 é designado a entidades. A expectativa de público para a Semana Farroupilha é de, pelo menos, 200 mil pessoas.


PROGRAME-SE
O que:
Semana Farroupilha
Onde: Pavilhões da Festa da Uva
Quando: de quinta-feira a 20 de setembro
Quanto: 1 kg de alimento (de quinta-feira a domingo); e entrada gratuita de segunda-feira a quarta-feira
Estacionamento: R$ 5
Informações: 3238.1228
Programação: 25rtmtg.blogspot.com
Gravação de DVD ao vivo: na quinta-feira, às  20h, será gravado o DVD 100 Anos de Caxias. O DVD terá participação de César Oliveira e Rogério Melo, Cristiano Quevedo e Orquestra Municipal de Sopros, Ernesto Nunes, João Luiz Corrêa, Joca Martins, Juliano Moreno, Lisandro Amaral, Luiz Marenco, Os Tiranos, Walther Morais.

Leia mais sobre o assunto no Pioneiro desta quarta-feira.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros