Versão mobile

31/08/2010 | 12h13

Frei Jaime Bettega participa de chat com os leitores do pioneiro.com

Por uma hora, internautas fizeram um bate-papo com o religioso

Enviar para um amigo
Frei Jaime Bettega participa de chat com os leitores do pioneiro.com Tatiana Cavagnolli/
Da redação do Pioneiro, frei Jaime respondeu a perguntas dos internautas no chat Foto: Tatiana Cavagnolli

Um dos mais respeitados religiosos gaúchos, o frei capuchinho e professor universitário Jaime Bettega participou de chat com os leitores do pioneiro.com na manhã desta terça-feira. Da redação do jornal, ele teclou por uma hora com os internautas, respondendo a perguntas polêmicas sobre homossexualismo, a relação entre fé, religião e igreja, carências humanas, entre outros temas.

Abaixo, confira a íntegra do bate-papo.

Frei Jaime fala para todos: Olá! Bom Dia! Muito bom estarmos sintonizados neste momento, através de meio virtual! Abraço a todos!

Lulu fala para todos: Bom dia frei! Como é o seu dia a dia?

Frei Jaime fala para todos: Bom Dia! Meu dia a dia é marcado pelo dinamismo! Levanto cedo! Sempre tento começar o dia agradecendo e pedindo forças para ser um instrumento de paz aos outros. Levanto às 5h. Faço programa de rádio. Temos momento de oração diária. Somos em 11 freis no Convento. O restante do dia ocupo-me com as atividades próprias da minha função. Almoçamos todos juntos! Trabalho manhã, tarde e noite!

Paula fala para todos: Olá, Frei Jaime. Quais livros marcaram a sua vida e que o senhor indica para lermos?

Frei Jaime fala para todos: Muitos livros me ajudaram! Tem vários sobre a vida de São Francisco de Assis. Gostei muito do livro o Monge e o Executivo. Trata muito bem a questão do poder e da autoirdade. Vale a pena!  A Bíblia é o livros dos livros!

Lulu fala para todos: Qual é o maior desafio nos dias atuais para um frei?

Frei Jaime fala para todos: Muitos são os desafios! Porém, no meu caso, como franciscano, é atualizar a mensagem da Paz e do Bem de Francisco de Assis! Viver a simplicidade, o amor universal, o cuidado com as criaturas e a fraternidade são desafios destes nossos tempos!

Paula fala para todos: O senhor é de Caxias ou veio morar aqui?

Frei Jaime fala para todos: Nasci no Hospital Pompéia. Sou de Nova Palmira, interior de Caxias. Ah, o primeiro nome de Caxias foi "Colônia aos fundos de Nova Palmira". Sempre penso que nasci no centro, pois tinha uma colonia (Caxias) aos fundos...rsrsrs. Mas fiquei fora de Caxias uns anos.

Gustavo fala para Frei Jaime: Como é ser um religioso multimídia?

Frei Jaime fala para todos: Aproveitar os meios multimidia é uma obrigação pra quem gosta de comunicar o essencial. Sinto-me "obrigado" a continuar comunicando a paz e o bem, através dos novos meios. Sou um aprendiz que não cansa de buscar!

Rafael fala para todos: Oi Frei, bom dia

Frei Jaime fala para todos: Oi Rafael! Bom Dia!

andre fala para Frei Jaime: Olá Jaime

Frei Jaime fala para todos: André, Bom Dia!

josé fala para Frei Jaime: O que o senhor acha dos padres cantores?

Frei Jaime fala para todos: O ser humano é presenteado com muitos dons! O dom do canto é maravilhoso! O canto expressa o bem! Um padre cantor não deve buscar o sucesso! Deve cantar para fazer as pessoas se encontrarem com Deus. Quem canta reza duas vezes!

andre fala para Frei Jaime: Como vai você?

Frei Jaime fala para todos: André, tudo bem! Estou bem! Correndo, como sempre, mas feliz!

Junior Vacari fala para Frei Jaime: Oi frei, tudo bem? Não poderia perder o bate papo, hehehehe... Frei, você se preocupa com o distanciamento da juventude com a religião? Como atrair jovens para fé?

Frei Jaime fala para todos: Junior! Que bom encontrar você aqui! Abraço! A juventude - não generalizando - tem se afastado de muitas coisas, de muitos valores. Inclusive de Deus! Mas até penso que muitos jovens estão buscando algo mais. Penso que novos tempos virão!

josé fala para Frei Jaime: na sua opinião, do que a humanidade carece?

Frei Jaime fala para todos: José, a humanidade carece de um sentido da vida! Já não sabemos o que são fins e quais são os meios

josé fala para Frei Jaime: qual a diferença de um padre para um frei?

Frei Jaime fala para todos: Frei é alguém que vive o carisma franciscano! São Francisco de Assis, no ano de 1200 fundou uma ordem. Frei significa irmão! Vivemos como irmãos, não temos nada em nosso nome, não casamos, e obedecemos os superiores. Podem ser padres, como opção. No meu caso, padre capuchinho. Obedecemos o Bispo, mas temos um superior local e um superior geral, em Roma!

Rafael fala para todos: gostaria de parabenizá-lo pelas excelentes reflexões semanais na sua coluna

Frei Jaime fala para todos: Rafael, obrigado! Escrevo aquilo que vivo e acredito. Procuro dar uma pequena luz ao cotidiano!

alcemir fala para Frei Jaime: Bom dia, Frei Jaime. Entre todos os trabalhos que você realiza, qual o que o deixa mais feliz e realizado?

Frei Jaime fala para todos: Alcemir, bom dia! Gosto muito de ajduar quem necessita! Tudo o que deixa os outros felizes, me deixa feliz também! Não consigo dormir em paz quando sei que alguém tem fome!

Marcos Abreu fala para todos: Bom dia, frei Jaime

Frei Jaime fala para todos: Marcos, Bom dia! Tudo bem?

Iva fala para todos: Oi frei Jaime 

Frei Jaime fala para todos: Iva, bom dia!

josé fala para Frei Jaime: Como encontrar Deus numa sociedade extremamente consumista e egoísta?

Frei Jaime fala para todos: José, é preciso crer para ver! Tem umas 'lacunas" onde Deus se manifesta! Por de trás do consumismo está a sede de paz, de esperança, de amor!

tâ fala para Frei Jaime: Frei Jaime, sei o quanto trabalhas por nossa comunidade, eu tenho um enorme carinho por vossa pessoa.

Frei Jaime fala para todos: Tâ! Obrigado! Sou inquieto, mesmo! Amo o que faço!

Marcos Abreu fala para todos: O senhor acha que que as pessoas estão vivendo mais para o ter do que para o ser? Por quê?

Frei Jaime fala para todos: Acho que as pessoas que buscam somente o ter estão cansando! O mundo está mudando! A próxima ISO - 26.000 - falará da responsabilidade social. Veja: o mundo está dando sinais de humanismo! Dias atrás a Veja (revista) falou do perdão! Estamos nos dando conta de que não basta ter, é preciso ser!

Iva fala para todos: Oi, frei Jaime. Para ser feliz uma pessoa precisa estar ligada a uma religião ou frequentar a igreja? A fé em Deus pode ser suficiente?
Frei Jaime fala para todos: Iva, todo o ser humano carrega consigo a dimensão espiritual! A espiritualidade é como uma luz no vida das pessoas! O caminho da espiritualidade pode levar as pessoas ao encontro de uma religião! Mas não basta ter religião de nome. É preciso "experimentar" Deus!

tâ fala para Frei Jaime: Gostaria muito de saber se é possível fazer um trabalho de conscientização das pessoas quanto ao abandono e maus tratos com os animais?

Frei Jaime fala para todos: Tem surgido muitos sinais. Penso que as pessoas maltratam os animais porque estão sendo maltratadas e se maltratando! Estamos crescendo na consciência. Conforme formos nos humanizando, trataremos melhor os seres criados! São Francisco, lá nos anos 1200, já falava que todas as criaturas são irmãs! 

ale fala para todos: Frei Jaime, você tem uma capacidade incrível de deixar os ambientes mais leves. Obrigada.

Frei Jaime fala para todos: Ale, obrigado! Brincando: estou fazendo academia para também ficar mais leve! rsrsrs. Mas, penso que não podemos perder tempo em viver a paz, a amaizade e a alegria! E a espiritualidade ajuda muito nisso

Marcos Abreu fala para todos: Estamos em período eleitoral, gostaria que se o senhor falasse sobre a impotância do voto

Frei Jaime fala para todos: Sou favorável ao voto consciente. Não concordo com o voto em branco. Respeito. Mas não ajuda em nada! Mas votar consciente, conhecendo propostas, acompanhando trajetórias

andre01 fala para Frei Jaime: Bom dia, Jaime

Frei Jaime fala para todos: Bom dia!

Paula fala para todos: O senhor falou que pensa que novos tempos virão em relação à juventude e à religião. O que fazer para que os jovens se interessem e esses novos tempos venham?

Frei Jaime fala para todos: O jovem gosta de ação! Penso que deveríamos ter mais ações envolvendo jovens! Quando o jovem é desafiado a fazer, ele faz e surpreende! Descobrir tarefas que melhorem a vida. Isso aproxima e encanta os jovens!

Cris Capeletti fala para todos: Olá, frei Jaime, assisti sua aula no curso de extensão da UCS há duas semana... Te achei nota 10!

Frei Jaime fala para todos: Bondade sua, Cris!

Junior Vacari fala para Frei Jaime: Frei, quando você decidiu que seguiria uma vida religiosa? O que gosta de fazer nas horas vagas, tem algum hobbie?

Frei Jaime fala para todos: Decidi minha vocação trabalhando na Editora São Miguel vendo os freis e conhecendo um pouco sobre São Francisco de Assis, entendi que esse era o caminho! Nas horas de folga - saudades de uma folga! - gosto de tomar chimarrão, de estar com as pessoas, de ficar um pouco quieto. Amo a natureza. Gosto de música clássica. Gosto de dormir! Não ter horário, para quem sempre está correndo, faz um bem enorme!

alcemir fala para Frei Jaime: padre carismático, jornalista, radialista, professor universitário, administrador de empresa... O que mais é preciso para ser escolhido e ser nomeado Bispo?

Frei Jaime fala para todos: rsrsrs... Não penso nisso! Está tão bom assim!

andre01 fala para Frei Jaime: peço para você rezar para minha família que está passando um momento difícil. Eu sou aquele que o senhor foi dar benção pro meu pai no Hospital Medianeira.

Frei Jaime fala para todos: Sim, rezo. Lembro! São momentos difíceis! Força! Deus lida com o impossível. Acredite!

andre01 fala para Frei Jaime: Até mais, abraços

Frei Jaime fala para todos: Até! Fica bem!

WAGNER fala para Frei Jaime: Qual o maior desafio, enquanto religioso, diante de tantas religões? E mais ainda, diante de religões que cultuam a chance de melhorar de vida?

Frei Jaime fala para todos: O mundo tem propostas variadas. A espiritualidade pode virar "negócio"... A autenticidade e o respeito para com os que pensam diferente é algo que confirma uma essência

Neiva Lazzarotto fala para todos: Bom dia, Frei, não poderia deixar de parabenizá-lo pelas ótimas colunas no Pioneiro. E agradecer por ser nossa liderança religiosa!

Frei Jaime fala para todos: Olá Neiva! Vi vocês domingo! Obrigado! As colunas são pensadas e escritas com um único desejo: ajudar na construção da paz e da felicidade no coração das pessoas!

patricia demori fala para Frei Jaime: Olá, frei Jaime, fico muito feliz em ver que você, apesar de todas os seus compromissos, ainda tirar um tempo para trocar experiências com as pessoas. Você sabe da nossa admiração por você...

Frei Jaime fala para todos: Patrícia! Obrigado! Bom estarmos juntos construindo o bem! Amizade recíproca!

leda fala para Frei Jaime: Oi, Frei. Admiro muito o senhor. Há poucos dias os argentinos aprovaram a união civil de pessoas do mesmo sexo. O senhor admite a união de pessoas do mesmo sexo?

Frei Jaime fala para todos: Leda! Bom dia! Costumo diferenciar os atos das pessoas. Respeito as pessoas que pensam e são diferentes. Elas são também a imagem e semelhança de Deus!

leda fala para Frei Jaime: mais uma questão. Aqui em Caxias as pessoas se preocupam muito com os animais, mas quando uma criança aparece abandonada ou o jornal mostra uma família envolvida com as drogas não há a mesma repercussão. Por que somos assim?

Pioneiro : O chat com o Frei Jaime Bettega está terminando. Mandem suas últimas perguntas.

Frei Jaime fala para todos: Leda, acho que as mesmas vão focando situações. Tem pessoas que defendem os animais e são firmes nesta defesa. Creio que estejam faltando pessoas "fanáticas" na defesa das crianças. Ao menos, por registros, dá a impressão que tem mais gente defenedendo os animais. Acho que tem muita gente não defendendo nada. E todos poderíamos nos engajar em algo! Que bom que tem gente cuidando dos animais. Claro, está precisando de gente mais empolganda na defesa de gente

patricia demori fala para todos: Frei Jaime, as palavras do Ale resumem tudo o que você é para as pessoas, um sinômino de tranquilidade e paz

Frei Jaime fala para todos: Obrigado! Tento transmitir aquilo que carrego no meu íntimo!

IDE fala para todos: Bom dia, frei Jaime

Frei Jaime fala para todos: Bom dia!

gisele fala para Frei Jaime: olá, frei... Seguidamente vou na paróquia pegar uma benção. Sou a menina formada em jornalismo e tal. Quero parabenizar pelo trabalho e dedicação com todos. Suas palavras sempre são confortantes. Abração

Frei Jaime fala para todos: Fica bem, amiga! Sei da sua luta e buscas! Força!

Lulu fala para todos: a que o senhor credita tanto sucesso e popularidade?

Frei Jaime fala para todos: Sou tímido! rsrs... Penso que as pessoas perceberam que não sou daqueles que complicam. Sou simples! Vejo o lado positivo de cada coisa. Sou de soluções. Não aumento os problemas, busco soluções. Sei dizer "sim"! Sou alegre! Opa.

Vivi fala para Frei Jaime: Bom dia, frei Jaime! Gosto muito do seu trabalho social frente à Paroquia e entidades de Caxias. Agora me diga. Por que outros padres de paróquias de cidades menores não se motivam para fazer trabalhos semelhantes? E tão difícil? Vejo que estão espantando os fiéis, principalmente os jovens. Falta motivação e serviços sociais.

Frei Jaime fala para todos: Bom dia! Concordo com você! Logo mais terão que acordar! Torço para que outros se "soltem" nesse campo da solidariedade!

IDE fala para todos: Sempre admirei a sua pessoa, acho você um sinônimo de religiosidade

Marcos Abreu fala para todos: frei Jaime, quero parabenizá-lo pela idéia em relação as creches para as crianças

Frei Jaime fala para todos: Obrigado! Vivo...vivo!

giovana fala para todos: Gosto muito das crônicas no jornal Pioneiro, mas adoro o trio nas manhãs da Rádio São Francisco. É simplesmente muito bom as conversas suas e do Corlatt...

ide fala para todos: Fui catequista por mais de seis anos e sei como é difícil trabalhar com a religiosidade das pessoas, por isso admiro muito o frei com esse carisma. E acredite: és amado por muitos, independente de religião.

Frei Jaime fala para todos: Obrigado, Marcos! Tenho um sonho: ajudar todas as crianças de Caxias - são 3.500 - sem escolinhas gratuitas. De zero a seis anos a personalidade de uma pessoa é definida!

Frei Jaime fala para todos: Agradeço a todos! Vocês são bondosos demais! Tenho dificuldadedes, limitações! Mas me esforço. Não penso muito em mim. Quero fazer o BEM.

Frei Jaime fala para todos: Vamos ter que encerrar! Deixo meu e-mail para as perguntas que não foram respondidas: jaime@ofmcaprs.org.br

Frei Jaime fala para todos: Fiquem com Deus! Não deixem de cultivar a espiritualidade! Abraço forte!

Frei Jaime fala para todos: Tchau! Até! Obrigado pela oportunidade!

Pioneiro : O chat com o Frei Jaime Bettega terminou. Agradecemos a participação de todos.

Comentar esta matéria Comentários (0)

Esta matéria ainda não possui comentários

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comBlog De cabeça erguida: bancária de 25 anos que descobriu câncer vai casar em outubro http://t.co/K8f0hr4GKdhá 3 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comQueda de monomotor mata empresário em Veranópolis http://t.co/vwjvvY79n0há 4 horas Retweet
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros