Campo Bom e Sapiranga oferecem sistema wireless para a população - Pioneiro

Versão mobile

02/10/2009 | 05h30

Campo Bom e Sapiranga oferecem sistema wireless para a população

Acesso à internet vai se estender até a zona rural das cidades

As cidades de Campo Bom e Sapiranaga, no Vale do Sinos, receberam licença para oferecer internet gratuita a toda população. Em meados de setembro, Sapiranga anunciou a novidade. Na quinta-feira foi a vez do prefeito de Campo Bom, Faisal Karam (PMDB), falar do sistema wireless (rede sem fio), na cidade.

A rede de acesso ilimitado oferecerá sinal 24 horas, permitindo que até moradores da zona rural possam conectar-se à internet. Em Campo Bom, a ação faz parte do programa W-Campo Bom, que prevê também a implantação de um telecentro comunitário, já em obras, e que vai oferecer à comunidade um local gratuito com equipamentos para conexão, fomentando a inclusão digital. O W-Wireless prevê o envio de sinal aos 60 mil moradores da cidade.

Para poder usufruir do sistema, no entanto, os interessados devem fazer um cadastro na prefeitura. O prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor (PT), deu o start ao projeto na cidade, testando o acesso em um notebook, na Praça da Bandeira. Segundo ele, o objetivo é oportunizar o acesso da Internet também a famílias de baixa renda. O prefeito disse que pesquisas apontam que famílias com renda de até três salários mínimos dispõe de computadores, mas não têm condições de pagar pelo serviço.

O acesso

Para ter acesso ao sinal, os moradores terão que se cadastrar nas prefeituras onde receberão uma senha pessoal que dará direito a um IP (Protocolo de Internet). O usuário precisa, no entanto, ter uma antena homologada pela Anatel que deverá ser instalada em sua residência para receber o sinal. Quem tem notebook, poderá fazer uso da tecnologia também em locais públicos.

ZERO HORA

 
 

Siga o Pioneiro no Twitter

  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comPioneiro Esportes https://t.co/kNY1XezH63 #pioneirohá 4 horas Retweet
  • pioneiroonline

    pioneiroonline

    Pioneiro.comGoleador do Juventude, Tiago Marques está na mira do futebol sul-coreano https://t.co/zHDkHAUkQ1 #pioneirohá 7 horas Retweet
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros