Consulta Popular sobre construção de presídio em Caxias do Sul inicia nesta segunda-feira - Polícia - Pioneiro

Segurança19/11/2017 | 18h18Atualizada em 19/11/2017 | 18h18

Consulta Popular sobre construção de presídio em Caxias do Sul inicia nesta segunda-feira

Comunidade pode votar se é a favor ou contra até 3 de dezembro, no site da prefeitura ou na página no Facebook

Consulta Popular sobre construção de presídio em Caxias do Sul inicia nesta segunda-feira Porthus Junior/Agencia RBS
Nova casa prisional, se for construída, ficará em área próxima à da Penitenciária Estadual , no distrito do Apanhador Foto: Porthus Junior / Agencia RBS

A prefeitura de Caxias do Sul dá início nesta segunda-feira à Consulta Popular sobre a construção de uma terceira unidade prisional no município. Até o dia 3 de dezembro, a comunidade poderá responder à seguinte pergunta: "você é a favor ou contra a construção de um novo presídio em Caxias do Sul?"

Leia mais
O que as lideranças dizem sobre um terceiro presídio em Caxias do Sul
Com lotação limite em presídios, novos presos podem ficar em delegacias de Caxias do Sul
Juízes relatam domínio de presos no Apanhador e sugerem interdição de casas prisionais 

A votação está disponível até o dia 3 de dezembro no site da prefeitura (www.caxias.rs.gov.br), no ícone Consulta Pública, e também na página oficial no Facebook (facebook.com/prefeituradecaxias). Para responder, é preciso preencher nome e título de eleitor. Será computado um voto por cada título de eleitor e só serão consideradas respostas de moradores da cidade. 

A possibilidade de construção do terceiro presídio em Caxias, com 400 vagas, surgiu após a recusa do município de Osório em receber a casa prisional, que será bancada com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen). A preferência do Estado pro construir em Caxias se dá pelo fato do município contar com uma área disponível, anexa à Penitenciária Estadual (no distrito de Apanhador, em São Francisco de Paula). Na semana passada, o Pioneiro perguntou a opinião de 12 lideranças da sociedade caxiense, e 10 delas se mostraram favoráveis à construção, tendo como principal argumento a superlotação nas outras duas casas existentes.


 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros