Brigada Militar reforça policiamento no comércio de Caxias - Polícia - Pioneiro

Operação Papai Noel29/11/2017 | 15h10Atualizada em 29/11/2017 | 17h12

Brigada Militar reforça policiamento no comércio de Caxias

Novidade neste ano será o policiamento em bicicletas

Brigada Militar reforça policiamento no comércio de Caxias Marcelo Casagrande/Agencia RBS
Foto: Marcelo Casagrande / Agencia RBS

A Brigada Militar (BM) de Caxias do Sul anunciou que dois policiais militares irão atuar de bicicleta na área central. A ação faz parte da tradicional Operação Papai Noel, lançada na manhã desta quarta-feira, que reforça o policiamento no final de ano diante do aumento da movimentação no comércio. A estratégia prosseguirá até 6 de janeiro.

Leia mais
Brigada Militar de Caxias do Sul lança campanha para combater trotes
Recursos do Financiarte iriam para outras áreas, afirma secretário da Cultura de Caxias do Sul  

O comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar (BPM), major Jorge Émerson Ribas, explica que a missão dos dois PMs de bicicleta é ampliar a atuação ostensiva, que afasta criminosos e amplia o sentimento de segurança na comunidade.

— A bicicleta é um recurso simpático para a comunidade e que dá uma mobilidade maior ao PM. O principal é se apresentarem e realizarem esta interação com as pessoas na região central. Serão uma referência comunitária — aponta o oficial.

A Operação Papai Noel contará ainda com 10 policiais atuando em motocicletas, em horários alternados, e um micro-ônibus servirá de base móvel em pontos estratégicos. A atuação dos novos soldados a pé, que ocorre desde a chegada deles em agosto, prosseguirá.

O reforço do policiamento poderá ser visto nas principais vias, estações de ônibus e praças do quadrante central, entre os bairros São Pelegrino e Lourdes. O major Ribas explica que a maior presença policial é possível porque em dezembro não há grandes eventos, como jogos de futebol, e não ocorrem os treinamentos internos de policiais.

— Desta forma, podemos disponibilizar mais recursos e focar no policiamento ostensivo preventivo.

Operação Golfinho

Conforme o major Ribas, ainda não há a confirmação de quantos PMs de Caxias serão deslocados para a Operação Golfinho. Neste ano, a operação começa em 16 de dezembro. Os policiais de Caxias, porém, só irão em fevereiro, o que representa um período menor de tempo fora do município base.

— Normalmente, vamos antes do Natal. Nesta Operação Golfinho, a previsão inicial é de que iremos atuar apenas no segundo período, em fevereiro — afirma o comandante.

Bombeiros

Os bombeiros da Serra que atuarão no Litoral Norte durante a Operação Golfinho já foram deslocados para treinamento. São 17 militares do total de 203 do efetivo do 5º Batalhão de Bombeiros, que não retornam mais à região até o final da operação.

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros