Operação Papai Noel é estratégia da BM para evitar assaltos no período de compras - Polícia - Pioneiro

Reforço em Caxias01/12/2016 | 12h20Atualizada em 01/12/2016 | 17h20

Operação Papai Noel é estratégia da BM para evitar assaltos no período de compras

Efetivo atuará em conjunto com a Operação Compra Legal, da Prefeitura

Operação Papai Noel é estratégia da BM para evitar assaltos no período de compras Roni Rigon/Agencia RBS
Operação Papai Novel contará com o retorno de 16 brigadianos que estavam na Capital Foto: Roni Rigon / Agencia RBS
Pioneiro
Pioneiro

Tradicional estratégia da Brigada Militar em dezembro, quando o pagamento do 13º salário e o período de festas ampliam a circulação de dinheiro, a Operação Papai Noel foi lançada em Caxias do Sul na manhã desta quinta-feira. A solenidade reuniu o efetivo e representantes da segurança pública na praça Dante Aligheri.

Leia mais
Susepe faz vistoria no Presídio Estadual de Bento Gonçalves
Perícia confirma que homem encontrado morto em Caxias foi assassinado
Preso suspeito de assassinato de mulher em Farroupilha
Casa é assaltada e ladrões levam R$ 40 mil, em Ipê

A operação contará com o retorno de 16 brigadianos que estavam em Porto Alegre. A estratégia do 12º Batalhão de Polícia Militar é utilizar dois micro-ônibus como posto móveis.

— Serão bases comunitárias que estacionarão em locais de grande visibilidade do Centro e dos bairros São Pelegrino, Rio Branco e Lourdes. A intenção é ter uma presença mais ostensiva junto com a realização de ações preventivas — explica o major Jorge Emerson Ribas, comandante do 12º BPM.

Outra medida será a criação de uma patrulha específica para caixas eletrônicos em locais afastados da área central. O comando do 12º BPM esteve em contato com empresas de transporte de valor para traçar a melhor estratégia.

Troca no comando

O 12º BPM aproveitou a solenidade para anunciar o capitão Diego Soccol como comandante da 1ª Companhia, responsável pelo patrulhamento na área central, zona leste da cidade e no interior. O oficial substitui o capitão Wagner Carvalho, que atuará no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp).

Capitão Diego Soccol assume a 1ª Companhia do 12º BPM Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O capitão Soccol está na BM há 10 anos e retorna a Porto Alegre, onde liderava o efetivo do 12º BPM que reforçava no patrulhamento da Região Metropolitana desde abril. 

Compra Legal

Outra iniciativa que contará com o apoio da BM nesta época é a Operação Compra Legal, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU) com a Guarda Municipal. A intenção da força-tarefa é ampliar o combate ao comércio ilegal de mercadorias nas principais vias da cidade. A intenção é que as operações ocorram diariamente.

A presença do micro-ônibus da Guarda Municipal, que serve como central de videomonitoramento, está garantida na praça Dante até janeiro.

— São guardas fixos que atuam dia e noite e prestam apoio ao Natal Brilha Caxias. As câmeras estão gravando de forma ininterrupta. Queremos que as pessoas se sintam seguras. O nosso patrulhamento preventivo segue até o bairro São Pelegrino — destaca o diretor da Guarda Municipal, Ricardo Fugante.

 
 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros