Laureano Fortuna e os 50 anos de um empreendimento - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória13/11/2020 | 07h00Atualizada em 13/11/2020 | 07h00

Laureano Fortuna e os 50 anos de um empreendimento

Confira a trajetória do negócio iniciado junto à famosa Casa Grezzana, no Centro Histórico de Antônio Prado

Laureano Fortuna e os 50 anos de um empreendimento Acervo Solaris Corretora de Seguros/divulgação
A Casa Grezzana, no Centro Histórico de Antônio Prado, foi sede do Escritório Contábil e da Agência Fortuna até 1982 Foto: Acervo Solaris Corretora de Seguros / divulgação

Corria o ano de 1970 quando o jovem Laureano Fortuna foi convidado pelo irmão Clodoveu para trabalhar no Escritório Contábil Fortuna, estabelecido junto à famosa Casa Grezzana, no Centro Histórico de Antônio Prado (foto acima). 

Prestando inicialmente serviços de seguro, assessoria contábil e despachante, o negócio passou por uma série de mudanças, tanto no comando quanto na denominação, nas parcerias e nos ramos de atuação – chegando aos 50 anos, em outubro de 2020, como a consolidada Solaris Corretora de Seguros.

Conforme informações disponibilizadas pela empresa, a nova fase do empreendimento começou em meados de 1975, a partir da mudança de Clodoveu para Porto Alegre. Foi quando o irmão Laureano assumiu o escritório, formalizando uma sociedade com os senhores Abel Pasuch e Valter Pasqualini.

À época, o local também mudou de nome, passando a se chamar Agência Fortuna – devido ao início dos financiamentos e seguros de caminhões, automóveis e máquinas agrícolas, realizados em parceria com o Banco Crefisul. Foi na década de 1980, porém, que duas mudanças significativas marcaram a trajetória da empresa. 

Em 1982, a agência transferiu-se para um prédio próprio, na Avenida Valdomiro Bocchese, 717, bem no centro de Antônio Prado. Já em outubro de 1987, cinco anos depois, ganhou a denominação que perdura até hoje: Solaris Corretora de Seguros.

Leia mais
Bordando histórias: projeto de preservação de memória em Antônio Prado ganha prêmio nacional
Saiba como Antônio Prado aprendeu a conviver com o tombamento histórico
"A comunidade deve se beneficiar do tombamento", diz prefeito de Antônio Prado

O novo prédio do Escritório Contábil Fortuna, atual Solaris Corretora de Segutros, na Rua Valdomiro Bocchese, 717, em 1982, em Antônio Prado. Empresa surgida em 1970 completa 50 anos em 2020.<!-- NICAID(14641246) -->
O novo escritório da Agência Fortuna, surgido na Rua Valdomiro Bocchese em 1982Foto: Acervo Solaris Corretora de Seguros / divulgação

A expansão

A partir da década de 1990, a Solaris deu início a seu processo de expansão, abrindo filiais em Caxias do Sul, Flores da Cunha e Porto Alegre, além de 17 escritórios espalhados pelo interior do Estado. Toda essa trajetória, logicamente, está eternizada em imagens.

Na foto abaixo, a inauguração da nova sede em 13 março de 1982. A partir da esquerda estão os senhores Abelardo Fontanari, Ulderico Marcon,Luiz Antônio Giacobo (diretor do Banco Crefisul), Valdomiro Bocchese, Laureano Fortuna e Evaristo Zanotto. Acima, a fachada do prédio.

Leia mais
Antônio Prado recorda a tragédia de 1936
Encontro em Antônio Prado celebra os 30 anos do tombamento como patrimônio cultural
Preservação das edificações históricas ainda é alvo de polêmicas em Antônio Prado

Abelardo Fontanari, Ulderico Marcon, Luiz Antônio Giacobo, Valdomiro Bocchese, Laureano Fortuna e Evaristo Zanotto durante a inauguração da nova sede do Escritório Contábil Fortuna em 1982<!-- NICAID(14641247) -->
Abelardo Fontanari, Ulderico Marcon, Luiz Antônio Giacobo, Valdomiro Bocchese, Laureano Fortuna e Evaristo Zanotto durante a inauguração da nova sede em 1982Foto: Acervo Solaris Corretora de Seguros / divulgação

Fax e telex

Os 50 anos da Solaris também acompanharam algumas inovações tecnológicas no cotidiano dos escritórios, especialmente nas décadas de 1970 e 1980, conforme recordado por seu Laureano:

– No início dos anos 1970, tudo era feito manualmente, tanto as propostas como as apólices. Na época, tínhamos as máquinas de escrever. Mais tarde vieram as máquinas de escrever elétricas, que tinham corretor de textos. Depois veio o telex. Por ser muito barulhento, tínhamos que deixá-lo em uma sala separada. Depois vieram os fax. Tínhamos vários deles, pois os protocolos e a transmissão de propostas eram “tudo via fax” – conta.

Na imagem abaixo, seu Laureano discursa durante um encontro de agentes de captação em maio de 1982. À esquerda estão os senhores Luís Antônio Giacobbo, Luiz Antônio Ribeiro (gerente regional de captação da Crefisul) e Abelardo Fontanari (gerente regional da Crefisul). 

Seu Laureano Fortuna discursa durante um encontro de agentes de captação do Escritório Contábil Fortuna  em maio de 1982.<!-- NICAID(14641245) -->
Laureano (de branco) junto aos senhores Luís Antônio Giacobbo, Luiz Antônio Ribeiro e Abelardo Fontanari em 1982Foto: Acervo Solaris Corretora de Seguros / divulgação

Trajetória e atuação em Antônio Prado

Natural de Ipê, Laureano Antonio Fortuna nasceu em 10 de outubro de 1952. Filho de Avelino Maciel Fortuna e Josefina Reginato Bolzan Fortuna, ele é o terceiro de uma prole de cinco irmãos, completada por Clodoveu, Maria de Lourdes, Carlos e Evandro.

Graduado em Técnico em Contabilidade pelo Colégio Cenecista de Antônio Prado, em 1971, e em Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul, em 1978, Laureano também foi professor da rede de ensino CNEC (Campanha Nacional de Escolas da Comunidade), entre 1975 e 2004. Foi onde conheceu, há 36 anos, a então aluna Maria Teresa Zanella Fortuna – com quem casou e criou os filhos Marco Antônio, Maria Eduarda e Luiz Felipe.

Morador de Antônio Prado há mais de 50 anos e com forte atuação nas esferas política, econômica e social da cidade, seu Laureano recebeu, em 19 de outubro de 2015, o título de Cidadão Pradense, conferido pela Câmara de Vereadores do município.

Leia mais
Antônio Prado: a história das famílias em áudio-livros
Família Bocchese e as lembranças da gripe espanhola em Antônio Prado
Um barbeiro franco-lusitano em Caxias, vítima da Gripe Espanhola

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória  

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros