A assistência rural e o surgimento do serviço de tratores em 1950 - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Memória19/11/2020 | 20h11Atualizada em 23/11/2020 | 10h02

A assistência rural e o surgimento do serviço de tratores em 1950

Iniciativa do engenheiro agrônomo José Zugno foi pioneira no Estado

A assistência rural e o surgimento do serviço de tratores em 1950 Hildo Boff/acervo pessoal de Ricardo Boff,divulgação
Maio de 1966: os tratores defronte ao antigo Pavilhão da Festa da Uva, onde ocorreu a Exposição Municipal de Produtos Agrícolas e Animais Foto: Hildo Boff / acervo pessoal de Ricardo Boff,divulgação

Surgida em 1949 e considerada o embrião da Secretaria Municipal da Agricultura, a Diretoria de Fomento e Assistência Rural (DFAR) da prefeitura foi a responsável por promover diversas mostras de produtos agrícolas em bairros e distritos de Caxias do Sul nos anos 1950 e 1960.

Diretoria de Fomento e Assistência Rural na Festa da Uva de 1950

Sob a direção do engenheiro agrônomo José Zugno (1924-2008), todas essas feiras, ocorridas em localidades como Fazenda Souza, Galópolis e Ana Rech, contribuíram para a realização de uma grande exposição em nível municipal. O objetivo? Mostrar aos habitantes da cidade aquilo que o homem do campo produzia em benefício de todos e o potencial de Caxias em termos de produção agrícola. 

Assim foi, com a 1ª Exposição Municipal de Produtos Agrícolas e Animais estreando com grande sucesso em 8 de junho de 1963, no antigo Pavilhão da Festa da Uva, na Rua Alfredo Chaves (atual prefeitura). Era onde os produtores rurais da região divulgavam seus produtos e expunham seus animais de pequeno porte, que concorriam a uma série de prêmios e distinções.

Já do lado de fora costumavam ficar as baias para as espécies maiores. No jardim também eram expostos os tratores agrícolas que auxiliavam no trabalho da antiga DFAR, como vemos nas imagens acima e abaixo, da segunda edição, inaugurada em 28 de maio de 1966.

Leia mais
José Zugno e as exposições de produtos agrícolas nos anos 1960

Tratores da diretoria de fomento e assistência rural, da prefeitura municipal de Caxias do Sul, em 1965, durante a Festa da Uva de 1965, realizada no pavilhão da Rua Alfredo Chaves. Ao fundo, a construção de uma das casas da chácara dos Eberle, onde hoje existe um prédio e um posto de gasolina.<!-- NICAID(11493682) -->
Registro da exposição de tratores destaca o parque e parte da Rua Alfredo Chaves em 1966 Foto: Hildo Boff / acervo pessoal de Ricardo Boff,divulgação

Máquinas na colônia

O chamado “serviço de tratores” foi um dos tantos temas abordados no livro A Palmeira Humana - Memórias do Naturalista e Escritor José Zugno, lançado pelo filho Ricardo Tando Zugno em novembro de 2019. O início de tudo, porém, não foi fácil, conforme descrito pelo autor:

“Em 1950, não existia um único trator agrícolas nas colônias da região. Só a Estação Experimental, a Vinícola Michielon e a Granja Sorriso possuíam tratores equipados com motor do tipo “Ford de Bigode”, de 15HP, fáceis de manobrar. Já no primeiro ano, Zugno, pediu ao prefeito Luciano Corsetti recursos para adquirir um trator de igual marca e os diversos equipamentos para introduzi-lo na colônia. O prefeito concordou e disse que a verba deveria ser aprovada pelos vereadores. Estes logo objetaram: “Botar máquinas na colônia, que só tem morro e pedra?”. Zugno convenceu-os argumentando que existiam no município, ao menos, 25.000 hectares possíveis de serem trabalhados com máquinas agrícolas. Aprovada a verba, e adquirido o trator equipado com diversos implementos, o tratorista Sebastião Bueno passou o ano todo de 1950 percorrendo o interior do município e fazendo demonstrações dos serviços que o agricultor poderia fazer com aquela máquina agrícola”.

Leia mais
Livro e exposição resgatam legado do naturalista José Zugno
Família de José Zugno no Calendário Antoniano de 1972  
Bairro Rio Branco: o Convento Imaculada Conceição em 1954

Segunda edição da Exposição de Produtos Agrícolas e Animais, ocorrida no Pavilhão de Exposições da Festa da Uva, em 1966, na Rua Alfredo Chaves (atual prefeitura). Evento organizado pelo engenheiro agrônomo José Zugno.<!-- NICAID(14646348) -->
O segundo andar do Pavilhão da Festa da Uva, onde ocorreram as exposições de produtos agrícolas, em 1963 e 1966 Foto: Hildo Boff / acervo de família,divulgação

Os avanços

O sucesso da iniciativa de José Zugno impulsionou a aquisição de mais tratores na administração seguinte, comandada por Euclides Triches. Até 1954, segundo o autor Ricardo Zugno, foram comprados mais quatro tratores Fordson, todos equipados com implementos - posteriormente, integrariam a frota modelos Massey-Ferguson.

“Para a manutenção montou-se uma oficina própria nas garagens da prefeitura com o mecânico-chefe, o senhor Brandão. Caxias do Sul, assim, se tornava pioneira no Estado em mecanização agrícola municipal”.

Vasco Prado e chácara dos Eberle 

As fotos deste post, captadas em 1966 por Hildo Boff (1931-2014). destacam outros detalhes: o belíssimo painel em bronze de Vasco Prado – originalmente instalado na fachada do prédio e hoje praticamente escondido na lateral – e a construção de uma das mansões da família Eberle, posteriormente demolida para abrigar o prédio localizado na esquina das ruas Alfredo Chaves e Carlos Giessen.

Super Cesa? Só cerca de 10 anos depois, em 1975…

Leia mais
Restaurante da Exposição na Rua Alfredo Chaves em 1954
Restaurante da Exposição: um churrasco para Martha Rocha em 1955
Lembranças da Rua Alfredo Chaves

Em livro

A vida e a trajetória profissional do engenheiro agrônomo José Zugno também foram tema da exposição "Memórias e Coleções do Naturalista José Zugno", ocorrida de novembro de 2019 a março de 2020 no Museu dos Capuchinhos (Muscap).

Leia mais
José Zugno e o início da Feira do Agricultor em 1979
José Zugno: Santa Lúcia do Piaí e a exposição de produtos agrícolas de 1965
José Zugno: Caxias antiga em clima de primavera
José Zugno e o Horto Municipal nos anos 1960
Manuel Martins: o jardineiro do antigo Horto Municipal 

Confira outras publicações da coluna Memória
Leia antigos conteúdos do blog Memória 

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros