Natal Luz de Gramado começa nesta quinta-feira com atrações adaptadas à pandemia - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

A céu aberto20/10/2020 | 17h08Atualizada em 20/10/2020 | 17h08

Natal Luz de Gramado começa nesta quinta-feira com atrações adaptadas à pandemia

Intervenções artísticas, concertos para públicos menores e aposta na decoração marcam a programação que ocorre até 30 de janeiro de 2021

Natal Luz de Gramado começa nesta quinta-feira com atrações adaptadas à pandemia Cleiton Thiele / SerraPress/SerraPress
Foto: Cleiton Thiele / SerraPress / SerraPress

Uma temporada com atrações descentralizadas, que evitem aglomerações, é o que pretende a organização do 35º Natal Luz de Gramado, que terá programação aberta nesta quinta-feira (22). O ato ocorre às 18h, na Villa Bertti, com a participação da Orquestra Sinfônica de Gramado, em um evento com participação restrita em função da pandemia.

Leia mais
Gramado começa a receber decoração de Natal 

Como forma de adaptação aos protocolos de distanciamento, atrações como espetáculo Illumination, no Lago Joaquina Rita Bier, ou mesmo a  Parada de Natal, no Pavilhão da Expogramado, dão lugar, nesta edição, a realizações como a Rotas e Notas: um palco móvel que levará apresentações artísticas por diversas partes da cidade, diariamente, às 19h, a partir do dia 7 de novembro. Outras intervenções, além de concertos em locais menores, e a aposta na decoração, marcam a agenda natalina, que segue até o dia 30 de janeiro de 2021.

— O mês de outubro já está registrando movimento maior do que outubro do ano passado, então, nossa expectativa é que tenhamos uma boa temporada, porém com menos aglomerações. As pessoas não precisarão estar em frente aos palcos, elas poderão assistir as atrações de qualquer lugar da cidade. Esperamos um Natal feliz, que traga essa mensagem de carinho, de cuidado, e que o espetáculo ocorra dentro de cada pessoa que visitar a cidade — afirma Rafael Almeida, presidente da Gramadotur, autarquia realizadora da programação.

Atrações por toda parte

O primeiro acendimento de luzes da Cidade Mágica do Natal e dos arcos da Avenida das Hortênsias ocorre na quinta-feira, às 20h. O ritual se repetirá diariamente ao longo da programação, no mesmo horário. A Rua das Renas, com obras de arte renovadas, também compõe a 35ª edição do Natal Luz, homenageando a imigração.

Foto: Cleiton Thiele / SerraPress

A Trupe de Natal, que antes apresentava-se em local fixo, espalha-se neste ano pela cidade, com 1,2 mil apresentações previstas até janeiro, em aparições diárias de 15 minutos na rede gastronômica, hoteleira e parques da cidade, além de presença confirmada, todos os dias, às 15h, no Mundo a Vapor.

 A partir do dia 7 de novembro, a Vila de Natal, que fica em meio à Praça das Etnias, terá comercialização de produtos artesanais com motivos natalinos, das 10h às 22h. No mesmo local funcionará a Casa do Papai Noel, das 14h às 18h.

 Concertos de Natal 

O tradicional concerto com a Orquestra Sinfônica de Gramado, sob a regência do consagrado Maestro Linus Lerner, ocorre na Igreja Matriz São Pedro, no dia 13 de dezembro, às 13h. Uma segunda apresentação está prevista para o dia 15 de dezembro, na localidade de Linha Nova, interior de Gramado às 18h, em comemoração ao aniversário da cidade. Ambas as atrações terão restrição de público em função da capacidade máxima dos locais conforme protocolos sanitários, e terão transmissão por canais digitais. 

Ao longo da programação, músicos da Orquestra Sinfônica de Gramado, também farão 35 participações em eventos que integrarão a música e a liturgia das missas e cultos religiosos. O primeiro ocorre neste final de semana, domingo (25), às 10h30min, na Igreja Matriz São Pedro.

A programação completa pode ser conferida no site do Natal Luz.

Leia também
Mesas nas calçadas: alternativa para ampliar distanciamento ou estímulo às aglomerações?

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros