Gramado registra intensa movimentação de público no fim de semana, segundo prefeitura - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Tempo bom12/10/2020 | 13h25Atualizada em 12/10/2020 | 13h25

Gramado registra intensa movimentação de público no fim de semana, segundo prefeitura

Coordenador do Gabinete de Crise iguala circulação a dias de Natal Luz no ano passado

Gramado registra intensa movimentação de público no fim de semana, segundo prefeitura Arquivo Pessoal / Divulgação/Divulgação
Trânsito lento foi registrado em Gramado no domingo (11) Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação / Divulgação

O final de semana de tempo firme, e feriado nesta segunda-feira (12), contribuiu para que visitantes lotassem as ruas de Gramado, na Serra. Apesar de a prefeitura ainda não ter um número exato de público, a estimativa é de que os dias 10 e 11 de outubro tenham sido similares a momentos em que a cidade vivia eventos como o Natal Luz fora da pandemia. Em 2019, por exemplo, a média foi de 40 mil pessoas por dia no município. Gramado chegou a ser alvo de ações do Ministério Público para que controlasse aglomerações. Em agosto, restaurantes da Rua Coberta foram interditados por terem descumprido regras estipuladas para prevenção do contágio por coronavírus.

Conforme o coordenador do Gabinete de Crise da prefeitura, e secretário de Inovação de Desenvolvimento Econômico, Anderson Boeira, mesmo com a lotação do último fim de semana, nenhum incidente foi registrado. Boeira ressalta que os sistemas de monitoramento instalados em pontos como a Rua Coberta e Lago Negro não dispararam, o que significa que houve controle da situação.

— Havia fila em todos os lugares, para entrar e sair da cidade e para ir até Canela. Foi como um movimento de Natal Luz em dezembro. Mesmo assim, observamos que eram famílias que, no geral, têm perfil de se cuidar. Não precisamos agir até agora, felizmente. A lotação está sendo mantida dentro do que consideramos seguro — diz.

O sistema ao qual Boeira se refere avisa quando o número de pessoas atinge determinado limite a partir da detecção de celulares ligados no local e por meio de sensores com atualização em tempo real. O tipo de monitoramento também está na Praça das Etnias e Rua Torta. Conforme Boeira, 26 monitores foram contratados para atuar principalmente na prevenção de aglomeração aos finais de semana por meio de contrato temporário.

Esta segunda-feira (12) e os próximos finais de semana prometem movimentar ainda mais restaurantes por conta da liberação do governo do estado para self service em bufês.

O número de carros que passou pelo pedágio da EGR na rodovia que leva à cidade ainda não é conhecido pela prefeitura. O balanço deverá ser divulgado na terça-feira (13).

Leia também
Com mais duas mortes, Caxias do Sul passa dos 150 óbitos relacionados à covid-19 na cidade

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros