Faltam 33 medicamentos na rede de saúde pública em Caxias do Sul - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Sem Estoque26/10/2020 | 18h23Atualizada em 26/10/2020 | 18h23

Faltam 33 medicamentos na rede de saúde pública em Caxias do Sul

Além de remédios, servidores reclamam de falta de luvas, máscaras, testes de gravidez, seringas, sondas e demais materiais nas UBS's

Faltam 33 medicamentos na rede de saúde pública em Caxias do Sul Antonio Valiente/Agencia RBS
Foto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Pacientes que precisam retirar remédios gratuitos na rede pública de Caxias do Sul estão sendo obrigados a tirar dinheiro do bolso, já que 33 medicamentos estão em falta na cidade. A situação provoca angústia para quem precisa da medicação de uso contínuo. Para que o tratamento não seja interrompido, muitos pacientes precisam comprar a medicação, e nem sempre têm a quantia à disposição. 

Esses medicamentos (veja a lista abaixo) não estão disponíveis na farmácia do Centro Especializado de Saúde (CES) e tampouco nas unidades básicas de saúde. Na lista há antibióticos, antidepressivos, ansiolíticos, analgésicos e anticonvulsivante, remédios que auxiliam na prevenção de infarto e acidente vascular cerebral, medicações para controle da pressão, insuficiência, cardíaca, entre outros. 

O repositor de mercadorias Jean Ricardo Pereira, 33 anos, encarou a fila para entrar na Farmácia do CES na manhã desta segunda-feira (26). Ele é PCD e toma fluoxetina há vinte anos. 

 —  Vim buscar o remédio porque eu não posso ficar sem. Eu faço tratamento e realmente não tenho como deixar de tomar. São três comprimidos por dia. Vou ter que comprar. 

 CAXIAS DO SUL, RS, RBASIL (26/10/2020)33 remédios estão em falta na famácia Básica Municipal em Caxias do Sul. Na foto, Jean Ricardo Pereira, 33 anos, repositor de mercadorias. (Antonio Valiente/Agência RBS)<!-- NICAID(14625925) -->
Repositor de mercadorias Jean Ricardo Pereira, 33 anos, toma fluoxetina há vinte anosFoto: Antonio Valiente / Agencia RBS

Leia mais
Cerca de 1,3 mil pessoas por dia buscam remédios nas farmácias do CES em Caxias do Sul 

Um idoso, que prefere não se identificar, revoltou-se com a situação: 

 —  É todo mês a mesma coisa, só vem quando e como eles querem  —  disse, indignado.

Morador do bairro São Pedro, um homem de 58 anos, que também prefere não se identificar, relata que o problema é frequente. Ele faz tratamento para diabetes. 

 —  Essa situação nunca vai melhorar. É tudo lento e devagar. Os remédios para diabetes estão em falta. Eu acabo comprando porque preciso tomar. Alguns estão em falta há meses. Vem e falam que a previsão é o mês que vem e assim segue, e é uma vergonha. 

Outra idosa que tem a identidade preservada acrescentou:

 —  Nem sempre tenho a quantia do remédio. Por mais que não seja caro, são vários e, com o que recebo, pesa no bolso  —  desabafa ela. 

A confusão aumentou porque, além da falta de medicamentos, a farmácia estava sem sistema. Isso ocorreu porque faltou energia elétrica na prefeitura e o servidor da Secretaria de Saúde foi afetado pelo problema. Por isso, muitas pessoas acabaram indo embora sem a medicação. 

A Secretaria de Saúde afirma que a licitação já foi encaminhada. Nos bastidores do município, informações apontam que o problema é a demora, já que a Central de Licitações (Cenlic) na gestão passada centraliza as compras que antes eram encaminhadas por cada secretaria.  

SERVIDORES TAMBÉM RECLAMAM DE FALTA DE MATERIAIS 

Não são apenas os pacientes que tem sido prejudicados pela demora para repor estoques na rede pública de saúde. Servidores relataram à reportagem e encaminharam listas de materiais básicos que estão em falta na rede pública. Entre os itens faltam agulhas, sondas, luvas, fita adesiva, micropore, cateter, gaze, gel para ecografia, lâmina de bisturi, seringa, teste de gravidez, tubo para coleta de sangue e luvas. 

CONTRAPONTO 

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) se manifestou por meio de nota.

Sobre a falta de medicamentos: 

"A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) encaminhou à Cenlic pedido para compra dos medicamentos ainda em abril. Estava previsto para ocorrer uma licitação em junho, segundo o cronograma, a qual ocorreu apenas em outubro e ainda está tramitando, pois está em prazo de recurso. Nessa licitação foram 162 medicamentos, sendo que 35 itens foram desertos ou fracassados. A previsão é de que os medicamentos adquiridos estejam disponíveis a partir da segunda quinzena de novembro. Os usuários que tiverem necessidade de determinados itens podem recorrer ao Programa Farmácia Popular, no qual os medicamentos para asma, hipertensão e diabete são gratuitos."

Sobre os materiais:

"A licitação para compra dos itens ocorreu no último dia 20. Agora ela está na fase de análise de amostras. Paralelo a isso, está ocorrendo uma dispensa de licitação para itens mais urgentes. A previsão é de que alguns deles estejam regularizados na segunda quinzena de novembro."

Medicamentos em falta:

:: Aciclovir comprimido 200mg
:: Ácido Valpróico cápsula 250mg
:: Ácido Valpróico xarope 50mg/ml frasco 100ml
:: Anlodipino comprimido 5mg
:: Atenolol comprimido 50mg
:: Budesonida spray nasal aquoso 32mcg/dose
:: Carbamazepina suspensão oral 20mg/ml frasco 100ml
:: Carbonato de Cálcio comprimido 500mg
:: Carbonato de Lítio comprimido 300mg
:: Carvedilol comprimido 6,25mg
:: Clonidina comprimido 0,100mg (uso ambulatorial)
:: Dexametasona solução injetável 4mg/ml ampola 2,5ml
:: Escopolamina 4mg/ml + Dipirona 500mg/ml solução injetável ampola 5ml
:: Espironolactona comprimido 25mg
:: Fenoterol solução oral/inalante 5mg/ml frasco 20ml
:: Gentamicina solução oftálmica 0,5% frasco 5ml
:: Gliclazida comprimido lib. prol. 30mg
:: Haloperidol solução oral 2mg/ml frasco 20ml
:: Haloperidol decanoato solução injetável 50mg/ml ampola 1ml
:: Hidralazina comprimido 50mg
:: Levodopa 200mg + Benserazida 50mg comprimido
:: Levomepromazina comprimido 25mg
:: Medroxiprogesterona comprimido 10mg
:: Mononitrato de isossorbida comprimido 40mg
:: Nifedipino comprimido 10mg (uso ambulatorial)
:: Nitrofurantoína comprimido 100mg
:: Nortriptilina comprimido 25mg
:: Permetrina loção 5% frasco 60ml
:: Ranitidina solução injetável 25mg/ml ampola 2ml
:: Ranitidina xarope 15mg/ml frasco 120ml
:: Risperidona solução oral 1mg/ml frasco 30ml
:: Sulfato ferroso comprimido 40mg
:: Varfarina comprimido 5mg

Leia também
Morador de Caxias do Sul que perdeu o pai para o coronavírus desenvolve equipamento de desinfecção
Saiba quais os projetos disponíveis para votação na Consulta Popular a partir desta segunda na Serra
Escritor Paulo Scott é o convidado do Órbita Literária desta segunda

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros