Construção de escola do Campos da Serra, em Caxias, ficará para o ano que vem - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Leonel Brizola26/10/2020 | 14h20Atualizada em 26/10/2020 | 14h20

Construção de escola do Campos da Serra, em Caxias, ficará para o ano que vem

Instituição foi criada em 2014, mas até hoje não tem sede própria

Construção de escola do Campos da Serra, em Caxias, ficará para o ano que vem Seplan/Divulgação
Ilustração mostra como ficará a fachada da Leonel Brizola Foto: Seplan / Divulgação

Mesmo com a licitação já finalizada e a vencedora definida, moradores do loteamento Campos da Serra, em Caxias, não verão a construção da Escola Leonel Brizola começar neste ano. A obra deve ficar para 2021 devido a trâmites burocráticos envolvendo os recursos para a obra. A instituição existe desde 2014, mas até hoje funciona em uma sede provisória.

Leia mais
Construção de escola no Campos da Serra, em Caxias, tem duas propostas classificadas em licitação
Escola Municipal Leonel Brizola, de Caxias, nunca teve uma sede própria
Loteamento Campos da Serra, em Caxias, terá escola de educação infantil

Segundo a secretária da Educação de Caxias do Sul, Flávia Vergani, embora a licitação para a construção tenha ocorrido em 2019, os recursos necessários para a obra não foram incluídos no orçamento de 2020. São necessários quase R$ 6 milhões.

— Vamos deixar para o orçamento de 2021 — afirma a secretária.

Ao todo, o prédio terá capacidade para 550 estudantes em cada turno, e contará com dois andares, pátio coberto, playground e 16 salas de aula. Enquanto ele não sai do papel, os estudantes do loteamento continuarão dependendo de transporte escolar para se deslocar até a Escola Ivanir Marchioro, no bairro Jardelino Ramos. 

O endereço foi escolhido no fim de 2018, após a Universidade de Caxias do Sul (UCS) solicitar a devolução das salas que até então eram utilizadas pela escola. A mudança, contudo, fez com que as atividades passassem a ser de turno parcial e não mais integral, como era até então.

Educação Infantil

Enquanto a situação da Escola Leonel Brizola não é resolvida, os estudantes da Educação Infantil do Campos da Serra podem ganhar um espaço fixo antes dos alunos do Ensino Fundamental. Embora o processo de contratação para construir a instituição destinada a crianças menores tenha começado depois, o trâmite já está em fase final, faltando a assinatura de contrato e a ordem de início.

Segundo a secretária Flavia Vergani, o início da obra depende do andamento do processo, mas há tempo hábil para começar ainda neste ano.

— Tudo correndo certinho, não emperrando nenhum documento, acredito que na metade de dezembro possa começar — prevê.

O prédio de 775 metros quadrados será construído em um terreno na Rua Joaquim Longo e terá capacidade para 188 crianças em dois turnos ou 94 em turno integral. A estrutura, orçada em R$ 2,2 milhões, ajudará a reduzir a fila da Educação Infantil em Caxias, atualmente em cerca de 3 mil crianças. O número não foi atualizado nos últimos meses devido à paralisação das inscrições. No entanto, a Secretaria da Educação está definindo um calendário para a reabertura do cadastro para o ano letivo de 2021.

Leia também
"Quando você pensa em inovar está suscetível ao risco e ao erro", diz especialista
Rede varejista de Caxias amplia vagas temporárias em ano de pandemia
Chef de cozinha lança proposta inovadora que promete ser uma 'Netflix' da gastronomia 
Grife Rico Bracco inova no evento de lançamento da coleção em uma proposta 'fígital'

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros