Como serão as missas, o trânsito e o acesso aos cemitérios no Dia de Finados em Caxias - Geral - Pioneiro

Versão mobile

 
 

Mudanças na celebração30/10/2020 | 08h38Atualizada em 30/10/2020 | 09h42

Como serão as missas, o trânsito e o acesso aos cemitérios no Dia de Finados em Caxias

Medidas determinadas pela prefeitura buscam evitar aglomerações

Como serão as missas, o trânsito e o acesso aos cemitérios no Dia de Finados em Caxias Roni Rigon/Agencia RBS
Neste ano, missa no Cemitério Público será realizada apenas no Largo Fábio Formolo e só no Dia de Finados Foto: Roni Rigon / Agencia RBS

O Dia de Finados em Caxias do Sul passará por algumas mudanças para garantir mais segurança nas celebrações e no acesso aos cemitérios da cidade. Neste ano de pandemia, a prefeitura e a Mitra Diocesana modificaram, por exemplo, os horários das missas (confira mais ao final da matéria). Já no que diz respeito à visitação, os Cemitérios Públicos I e II (Rosário) estarão abertos das 8h às 18h30min no sábado (31), domingo (1º) e segunda-feira (2).

Leia mais
Saiba quais os horários de visitação nos cemitérios de Caxias para o Dia de Finados

De acordo com informações repassadas pela prefeitura, 16 vendedores de flores foram autorizados a comercializar seus produtos nas proximidades dos Cemitérios Público I e II (Rosário) durante o feriado. Segundo o secretário do Urbanismo, João Uez, os floristas ficarão em espaços previamente demarcados por fiscais no entorno dos cemitérios, para manter o distanciamento social.

Há, também, atividades virtuais abertas à comunidade. O Memorial Crematório São José, por exemplo, organiza uma missa rezada pelo frei Jaime Bettega com transmissão ao vivo pela internet. Intitulada "Celebração da Saudade 2020", ela ocorre às 10h de segunda-feira e pode ser acompanhada por este link. Outra ação é o Memorial Virtual do Grupo L. Formolo. Familiares e amigos podem prestar homenagens aos entes que já partiram enviando fotos e mensagens para este endereço virtual.

Trânsito

A Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) informa que o cruzamento das ruas Ernesto Alves e La Salle, próximo ao Cemitério Público Municipal, estará fechado para o tráfego de veículos durante o feriadão. Os demais cemitérios do município serão monitorados pela fiscalização, com o objetivo de orientar os motoristas e evitar conflitos no trânsito. Já a Guarda Municipal deve destacar 70 agentes, em revezamento, para acompanhar a segurança da comunidade.

Ônibus

Conforme a Secretaria de Trânsito, a linha que atende o Cemitério Público Municipal é a L37 - Tijuca. O ônibus circulará de hora em hora, das 8h às 17h, nos três dias. Para ir ao Centro, a parada é a localizada na Rua Vinte de Setembro com a Doutor Bozano. Para quem vem do Centro, a parada é na Rua La Salle com a Ernesto Alves.

Todas as outras linhas terão horário ampliado neste feriadão. No sábado, elas operarão das 6h às 23h. No domingo e na segunda, das 6h às 21h.

Missas

As tradicionais celebrações que ocorrem no Cemitério Municipal serão realizadas, neste ano, apenas no Cemitério I e somente na segunda-feira. A missa, no horário das 10h30min, será conduzida pela equipe da Mitra Diocesana em uma tenda instalada no Largo Fábio Formolo, a praça em frente ao cemitério. Mesmo ao ar livre, o distanciamento e o uso de máscaras serão fatores importantes para garantir a segurança da população. Em outros cemitérios de Caxias, os cultos serão realizados em igrejas das comunidades.

Leia mais
Missas presenciais nas comunidades são retomadas em Bento Gonçalves

Entre as regras emitidas pela Diocese para missas presenciais durante a pandemia, está restrição de fiéis. Com a bandeira laranja, a permissão fica em 25% da capacidade de cada local. Além disso, há delimitações nos bancos para que as pessoas fiquem a dois metros de distância entre si. As equipes administrativas devem monitorar o movimento nas entradas e saídas, além de higienizar o espaço antes e após as missas. Álcool gel deve ser disponibilizado na entrada da igreja e no momento da eucaristia. Em todas as celebrações, fiéis com sintomas gripais ou que pertençam ao grupo de risco são orientados a acompanhar a missa de casa, por meio das transmissões ao vivo.

Veja os horários das missas:

Cemitério Público Municipal
10h30min

Cemitério Parque
9h, 10h, 15h e 17h

Paróquia Cristo Operário
Cemitério Santos Anjos da Guarda: 8h, 9h30min, 14h e 16h

Paróquia Imaculada Conceição
Cemitérios das comunidades:
São Caetano: 9h
Nossa Senhora das Graças: 9h
São Marcos - Linha Feijó: 16h

Paróquia São Pedro e São Paulo - Terceira Légua
São Pedro e São Paulo: 9h30min
Nossa Senhora de Caravaggio: 9h
São Luiz: 10h
Sagrados Corações: 10h
São Paulo: 10h30min

Paróquia Nossa Senhora de Caravaggio - Ana Rech
Cemitério Ana Rech: 8h, 10h e 17h
Cemitério Novo: 9h e 16h

Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Cruzeiro
Cemitério da comunidade: 8h30min e 16h
São Virgílio: 15h30min
Santo Antônio: 17h

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
Cemitério da comunidade: 9h e 16h

Leia também
Abaixo-assinado pede monumento em homenagem ao cachorro enforcado no Parque dos Macaquinhos, em Caxias
Planta de produção de grafeno de Caxias vai atuar em projetos da Ford no Brasil
Concerto para cerca de 100 pessoas marca reabertura de anfiteatro após sete meses, em Bento Gonçalves

 
 
 

Veja também

 
Pioneiro
Busca
clicRBS
Nova busca - outros